SóProvas


ID
3588850
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Segundo Fernandes e Abreu (2014), vários são os motivos para a Governança de TI (Tecnologia da Informação) e, entre eles, podem ser citados: TI como prestadora de serviços, Integração Tecnológica, Ambiente de Negócios, Dependência do Negócio em relação à TI, Segurança da Informação, Marcos de Regulação etc. 

Ainda, de acordo com o IT Governance Institute (2007b), “a governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização”. 
Vários são os modelos de melhores práticas que podem ser implementados para uma melhor Governança da TI, e dois desses modelos se destacam no mercado: ITIL e COBIT
ITIL é a sigla de Information Technology Infrastructure Library e significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, e surgiu a partir da década de 80 com o nome de GITIM (Government Information Technology Infrastructure Method) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Em 1989 o GITIM foi renomeado para ITIL, daí surgiu, então, o ITIL V1, que era composto por 31 livros. Depois de algumas revisões o ITIL chegou à versão 3, no ano de 2011, denominado ITIL V3 edição 2011, composto por cinco livros, baseados em serviços, e não é uma regra obrigatória a ser seguida, mas um conjunto de recomendações baseadas em boas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI. 
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização foi criado em 1994 pela ISACF (Information Audit and Control Foundation). Em 1998 foi publicada a segunda edição e a terceira em 2000 pelo IT Governance Institute (ITGI), órgão ligado à ISACA, com o objetivo de promover um melhor entendimento e a adoção dos princípios de Governança de TI. O COBIT está na versão 5, lançado em 2012, e é composto por 5 domínios, com 37 processos, divididos em Governança e Gerenciamento. 

Uma das melhores práticas de TI refere-se à norma ISO/IEC 38500 – Governança Corporativa de Tecnologia da Informação, cujo objetivo é fornecer uma estrutura de princípios para os dirigentes utilizarem na avaliação, no gerenciamento e no monitoramento do uso da tecnologia da informação em suas organizações. Essa norma preconiza
seis princípios, sendo que um desses princípios tem a seguinte definição: “a TI cumpre com toda a legislação e os regulamentos obrigatórios. As políticas e práticas são claramente definidas, implementadas e fiscalizadas”. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

Alternativas
Comentários
  • Enunciado grande danado kkkkkkkkkkkkkkkk.

  • A questão trata-se da norma ISO/IEC 38500

    A norma ISO/IEC 38500 afirma que existem seis princípios que caracterizam uma boa governança de TI, são eles:

    ·        Responsabilidade: este princípio diz que os indivíduos e os grupos dentro da organização compreendem e aceitam as suas responsabilidades.

    ·        Estratégia: este princípio diz que a estratégia de negócio da organização deve levar em consideração as capacidades atuais e futuras da TI.

    ·        Aquisição: este princípio diz que as aquisições da TI são realizadas por razões válidas, com base em análise apropriada e de forma contínua, com decisões claras e transparentes equilibrando os benefícios, oportunidades, custos e riscos, de curto e longo prazo.

    ·        Desempenho: este princípio diz que a TI deve apoiar a organização oferecendo serviços, níveis de serviço e qualidade de serviço que sejam necessários para atender aos requisitos atuais e futuros de negócio.

    ·        Conformidade: este princípio diz que a TI cumpre a legislação e os regulamentos obrigatórios. Todas as políticas e as práticas são claramente definidas, implantadas e fiscalizadas.

    ·        Comportamento Humano: este princípio diz que todas as políticas, práticas e decisões da TI demonstram respeito pelo comportamento humano, incluindo as necessidades atuais e futuras das pessoas envolvidas no processo.

  • Sei nem o que tá escrito, mas dá pra responder lendo as 2 últimas linhas