SóProvas


ID
3588943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à anatomia coronariana, julgue o item a seguir.


Na maioria das pessoas, o tronco da coronária esquerda bifurca-se, formando as artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (CX); entretanto, em alguns indivíduos, esse tronco trifurca-se, e, nesse caso, a artéria que se posiciona entre a DA e a CX recebe o nome de artéria descendente posterior.

Alternativas
Comentários
  • Diagonalis ou ramo intermédio

  • Na anatomia coronariana normal, a coronária direita origina-se do seio coronariano direito, e o tronco coronariano esquerdo origina-se do seio coronariano esquerdo. Este cruza posteriormente o tronco pulmonar, bifurcando-se em descendente anterior e circunflexa. Em alguns indivíduos há trifurcação do tronco coronariano esquerdo em descendente anterior, circunflexa e diagonalis, ou ramo intermédio, o qual irriga a parede lateral livre do ventrículo esquerdo. 

    Ou seja, em alguns pacientes, o tronco termina em uma trifurcação originando o ramo diagonalis e não artéria descendente posterior. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     

    Bibliografia 

    Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 13ª Edição, 2017. 

    Andrade JM. Anatomia Coronária com Angiografia por Tomografia

    Computadorizada Multicorte. Radiol Bras 2006;39(3):233–236. 

  • A artéria descendente posterior pode surgir sim da coronária esquerda, mas originando-se da circunflexa na parte posterior do coração.