- ID
- 3592552
- Banca
- FUNDATEC
- Órgão
- Prefeitura de Tupandi - RS
- Ano
- 2018
- Disciplina
- Educação Física
- Assuntos
As pessoas com deficiência visual apresentam um déficit motor acentuado, quando comparadas com aquelas sem deficiência. Tal comprometimento se dá por complicações secundárias em relação à deficiência. A limitação ou ausência visual causam uma baixa interação do sujeito com o meio e, por consequência, levam a um baixo desenvolvimento motor (WARREN, 1994; GALLAHUE, 1995). Do ponto de vista da pedagogia do esporte, relacionada à deficiência visual, analise as assertivas abaixo:
I. Inúmeras são as restrições para a prática esportiva da pessoa com deficiência visual. No entanto, duas são mais comuns: a pessoa com deficiência visual, quando busca um lugar para sua atividade, encontra normalmente um professor que ministra uma modalidade, mas que, entendendo somente das características específicas dessa modalidade esportiva, e não das especificidades reservadas a grupos de pessoas com deficiência, não consegue fazer adaptações para utilização de métodos de ensino adequados e assim não potencializa as possibilidades de seu aluno. Por outro lado, dentro das instituições de atendimento, é comum encontrarmos aquele professor que trabalha com modalidades esportivas sem conhecê-las o bastante e, entendendo somente da deficiência, não será capaz de possibilitar o aprimoramento técnico e tático do aluno dentro de uma ou outra especialidade.
II. Incluir o indivíduo implica inseri-lo em um ambiente que esteja preparado para aceitá-lo, pronto para as mudanças e que possibilite essas alterações para facilitar a participação desse indivíduo. Não basta criar um espaço para as pessoas com deficiência praticarem esporte, o ambiente tem de ser preparado para elas e suas limitações. No entanto, não será eficiente criar um ambiente, se a pessoa não estiver preparada para adaptar-se ao contexto em que está inserida. Devemos pensar em um caminho de mão dupla.
III. Buscarmos uma pedagogia específica para o esporte adaptado parece uma grave contradição. Tal pensamento parte do pressuposto de que os processos para o ensino do esporte são ferramentas que permitem o acesso deste meio a qualquer indivíduo, respeitando suas limitações e potencialidades.
Quais estão corretas?