SóProvas


ID
3594751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Um determinado satélite pode estar situado em uma órbita LEO (órbita baixa), MEO (órbita média) ou GEO (órbita geoestácionária). 

Cada órbita apresenta características diferentes das demais, sendo que a

Alternativas
Comentários
  • O efeito Doppler é um fenômeno que todos nós já o conhecemos alguma vez na vida.

            Imagine que você está parado numa calçada e surge um carro tocando uma música bem alta.

            1 - Quando o carro se aproxima, você pode identificar a música e a tonalidade da música, seus graves e agudos e seu ritmo.

            2 - Agora que ele está a seu lado, o som é tão alto e ensurdecedor que seus ouvidos parecem que vão estourar.

            3 – Neste momento o carro está se afastando de você. Note que o ritmo da música parece descompassado, como se fosse ficando cada vez mais lento e cada vez mais baixo.

     Essa mudança aparente na frequência é conhecida como deslocamento Doppler - causado pela velocidade relativa do carro em relação a quem o está escutando.

            Quando um satélite passa por cima de nossas antenas, os sinais transmitidos e recebidos são afetados de modo semelhante. Com o satélite viajando a 27.000 km / h ou mais, um sinal a 436 MHz pode ser deslocado por até 10 kHz a partir da sua frequência real transmitida. Alguns satélites são projetados tendo isto em mente, e podem ter um AFC (Controle Automático de Frequência) ou em português simples: circuitos para compensar parcialmente o efeito Doppler. ISS

            Neste caso, temos o satélite SO-50 que tem sua frequência de subida fixa, 145.850 mhz, graças a um AFC projetado no satélite.

            O efeito Doppler é significativo apenas para os satélites de FM em 70 centímetros (UHF) ou mais bandas. Em 2 metros (VHF), o efeito Doppler varia em 3 kHz e geralmente pode ser acomodado por um receptor FM comum, sem perdas aparentes, desde que esteja na frequência correta. Para a operação SSB / CW, efeito Doppler é significativo em todos os satélites.

            A quantidade de deslocamento de Doppler para um satélite em órbita baixa da terra é proporcional à frequência e é aproximadamente como segue:

            15m +/- 400 Hz

            10m +/- 600 Hz

            2m +/- 3 kHz

            70 centímetros +/- 10 kHz

    logo: letra e