SóProvas


ID
3611578
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no Sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Considera-se como correto afirmar que na Revolução Federalista assim procedeu:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    A Revolução Federalista foi um conflito de caráter político, ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 e 1895, que desencadeou uma revolta armada. A revolta atingiu também o Paraná e Santa Catarina.

    Disputa política entre dois grupos políticos gaúchos: Os chimangos eram defensores do governo de Júlio de Castilhos, da centralização política, do presidencialismo, do positivismo e do governo federal. Já os maragatos (federalistas) queriam tirar Júlio de Castilhos do poder do RS, implantar um sistema descentralizado, baseado no parlamentarismo. Os federalistas eram também contrários à política implantada pelo governo federal após a Proclamação da República e exigiam uma revisão da constituição.

    bons estudos

  • Acrescentando o comentário do Felipe para quem vai fazer PMPR,este conflito chegou à região da LAPA-PR

  • conflito levou a morte do general Carneiro.

  • gabarito letra:C, os maragatos na se uniram a marinha/armada
  • GAB C

    A)ERRADO. Não foi invadido o RJ, a revolução foi parada no Paraná, Lapa. Os federalistas, após isso, recuaram.

    B)ERRADO. Como dito na A, eles não passaram do Paraná. Mas vale ressaltar que os revoltosas da armada ajudaram os federalistas. Em janeiro de 1894, os federalistas se uniram aos participantes da Revolta da Armada. Entraram no estado do Paraná e tomaram a cidade de Curitiba. A cidade de Curitiba ficou 1 mês nas mãos dos maragatos (Janeiro e Fevereiro de 1894) 

    D)ERRADO. A paz foi assinada em 23 de agosto de 1895, na cidade de Pelotas, e selou a derrota dos federalistas.