SóProvas


ID
3613189
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária

A Portaria nº 2.349 de 2017 do Ministério da Saúde classifica o risco dos agentes biológicos a fim de orientar as atividades relativas à biossegurança de órgãos e institutos de ensino e pesquisa. Segundo esta Portaria, são agentes biológicos incluídos na classe de risco 2:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Bordetella pertussis (RISCO 2) e Clostridium botulinum (RISCO 3).

    B) Bacillus anthracis (RISCO 3) e Clostridium botulinum (RISCO 3)

    C) Campylobacter coli (RISCO 2) e Clostridium perfringens (RISCO 2)

    D) Escherichia coli enterohemorrágica (RISCO 3) e Coxiella burnetii (RISCO 3).

    E) Ebola (RISCO 4) e Poxvirus (DEPENDE)

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DOS AGENTES BIOLÓGICOS

    Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas:

    Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.

    Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.

    Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

    Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente vírus. Exemplos: Vírus Ebola e Vírus da varíola.