SóProvas


ID
3613246
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária

O controle microbiológico, instituído pela Instrução Normativa n°58 de 2018 do MAPA, nos abatedouros frigoríficos de suínos e bovinos, compreende:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 2º O controle microbiológico nos abatedouros frigoríficos de suínos e de bovinos compreenderá:

    A) a coleta de amostras para análise de Enterobacteriaceae e Salmonella spp. em carcaça de suínos.

    I – a coleta de amostras para análise de Enterobacteriaceae e Salmonella spp. em carcaça de suínos;

    .

    B) a coleta de amostras para análise de Escherichia coli produtora de Shiga toxina, denominada de STEC em carcaça de bovinos.

    III – a coleta de amostras para análise de Escherichia coli produtora de Shiga toxina, denominada de STEC em carne de bovinos; (Bem questionável esta modificação ínfima)

    .

    C) a coleta de amostras para análise de Enterobacteriaceae e Salmonella spp. em carne de bovinos.

    II – a coleta de amostras para análise de Enterobacteriaceae e Salmonellaspp. em carcaça de bovinos;

    .

    D) os sorogrupos de STEC a serem pesquisados na carcaça bovina serão O157:H7, O26, O45, O103, O111, O121 e O145, por serem considerados de alto risco para a saúde pública.

    § 1º Os sorogrupos de STEC a serem pesquisados na carne bovina serão O157:H7, O26, O45, O103, O111, O121 e O145, por serem considerados de alto risco para a saúde pública.

    .

    E) a coleta de amostra para a pesquisa de STEC por esfregadura da superfície das carcaças com o auxílio de esponjas estéreis.

    Art. 5º A coleta de amostras em superfícies de carcaças de suínos e bovinos para pesquisa de Enterobacteriaceae e Salmonella spp. atenderá as seguintes instruções:

    I – será realizada por esfregadura de superfície das carcaças com o uso de esponjas estéreis, hidratadas com volume conhecido de diluente, livres de biocidas, após a lavagem final da carcaça, antes da entrada no resfriamento e antes de qualquer intervenção de mitigação de risco biológico;

    Art. 8º A coleta de amostra para pesquisa de STEC seguirá o método designado como N60, que consiste na coleta asséptica de sessenta pequenos pedaços dos retalhos da desossa de bovinos.

    OBS: A Instrução Normativa n°58 de 2018 do MAPA foi revogada pela Instrução Normativa Nº 60 de 2018 do MAPA, mas com poucas alterações.

    QUESTÃO FRAQUÍSSIMA! :(

  • Decoreba pura pqp

  • Pior que faz diferença mesmo o conceito de carcaça e carne. Detalhe que deve ser percebido. ÓDIO resume bem!
  • como tu marcou A e D

  • como tu marcou A e D