SóProvas


ID
3615271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Disciplina
Engenharia de Pesca
Assuntos

Um dos tipos de cultivo de peixes que mais vem-se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos é o praticado em tanques-redes instalados em grandes reservatórios. Nesses cultivos, os peixes mais comumente utilizados incluem as tilápias. É comum cultivar os alevinos em viveiros escavados em terra por um período de dois meses, até que os mesmos atinjam um peso de aproximadamente 50 g, quando são transferidos para os tanques-redes, onde, em águas com temperatura sempre superior a 20 ºC, atingem o peso médio de 400 g em 4 meses de engorda. Nesse sistema de produção, são normalmente usados tanquesredes de 4 m³ de volume útil (espaço submerso), sendo possível produzir até 150 kg de tilápias por metro cúbico por despesca, ou 600 kg por tanque a cada 4 meses. A alimentação das tilápias em ambas as fases deve ser feita com ração balanceada, sendo ideais para a fase de engorda as rações extrusadas com teores de proteína bruta variando entre 28% e 32%. Como o rendimento de carcaça das tilápias é de aproximadamente 35%, cada tilápia resulta em dois filés de aproximadamente 70 g cada. Esse sistema de produção intensivo requer manejo cuidadoso e especial atenção com a qualidade da água.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue o item a seguir.

A ração deve ser fornecida duas vezes por dia para as tilápias, e o cálculo da quantidade se baseia no número de peixes por metro cúbico.

Alternativas
Comentários
  • Não DEVE ser 2x, dependerá da fase do cultivo e o cálculo da ração geralmente e feito sobre a quantidade de peixes/ metros quadrados

  • Recomenda-se ser ofertada ração de três a quatro vezes por dia, já o cáculo de ração, é realizado com base no peso médio dos individuos vezes a quantidade de peixes povoado.