SóProvas


ID
3615436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Dentro dos limites territoriais da bacia amazônica, existe uma forte tendência ao fomento da piscicultura praticada com espécies autóctones, em detrimento das alóctones, sejam elas nativas ou exóticas. Isto porque a Amazônia é considerada um dos ecossistemas mais bem preservados do Brasil, sendo necessário manter tal integridade para que o desenvolvimento dessa região ocorra de forma sustentável, e se conserve a imensa biodiversidade nela existente. Os sistemas de cultivo que não implicam necessidade de desmatamento, como tanques-redes e cercados, têm sido favorecidos, evitando-se a escavação de viveiros em solos que são predominantemente arenosos, com baixa capacidade de retenção de água (impermeabilidade), abundantes na região. Muitos entusiastas da piscicultura defendem a total liberação do cultivo de espécies exóticas, como as tilápias, na bacia amazônica, alegando que esses peixes já estão presentes em todos os estados nela inseridos, bem como nos países vizinhos por onde ela se estende (Peru e Colômbia). Entretanto, essas espécies ainda não são regularmente encontradas no ambiente natural e seu cultivo (especialmente em tanques-redes, onde os escapes são freqüentes) pode constituir uma séria ameaça à preservação da ictiofauna nativa regional e da atividade pesqueira na bacia.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue o item que se segue.

Cerca de 5% da água doce disponível no planeta localiza-se na bacia amazônica, o que a torna uma das maiores fronteiras aqüícolas do mundo.

Alternativas
Comentários
  • 20% DA AGUA DOCE DO PLANETA NA AMAZONIA.

    http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1400014-16020,00-AMAZONIA+QUE+CONCENTRA+DA+AGUA+DOCE+DO+PLANETA+PEDE+SOCORRO.html