-
A equipotencialização é o ato de tomar-se medidas para fazer com que dois ou mais corpos condutores de eletricidade possuam a menordiferença de potencial elétrico entre eles.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equipotencializa%C3%A7%C3%A3o
-
Conforme a NBR 5410, eqüipotencialização é o procedimento que consiste na interligação de elementos especificados, visando obter a eqüipotencialidade necessária para os fins desejados e, por extensão, a própria rede de elementos interligados resultante.
A NBR apresenta ainda a seguite nota:
A eqüipotencialização é um recurso usado na proteção contra choques elétricos e na proteção contra sobretensões e perturbações eletromagnéticas. Uma determinada eqüipotencialização pode ser satisfatória para a proteção contra choques elétricos, mas insuficiente sob o ponto de vista da proteção contra perturbações eletromagnéticas.
-
corretíssimo!
o barremento equipotencial é um dispositivo elétrico simples e muito omitido. Ele evita o excesso de emendas de condutores na caixa de carga, deixando o crcuito mais seguro pra quem for da manutenção, mais prático par a instalação além de distribuir melhor as voltageens e correntes dos circuitos...
Muitos eletricistas usam o jump, para ligas as fases nos disjuntores. A NBR 5 410, como toda norma prioriza a qualidade e a prevenção, recomenda o uso de BEP (Barramentos Equipotenciais Principais) e BEL (Barramentos Equipontenciais Locais) afim de que a instalaçãotenha um maior nível de segurança e qualidade. O jump pra mim é uma gambiarra, além de ficar feio quem vai me garantir que a emenda ficou bem feita e que não há perda de elétrons naquela gororoba? kkk
:)
-
3.3.1 eqüipotencialização: Procedimento que consiste na interligação de elementos especificados, visando obter a eqüipotencialidade necessária para os fins desejados. Por extensão, a própria rede de elementos interligados resultante.
NOTA A eqüipotencialização é um recurso usado na proteção contra choques elétricos e na proteção contra sobretensões e perturbações eletromagnéticas. Uma determinada eqüipotencialização pode ser satisfatória para a proteção contra choques elétricos, mas insuficiente sob o ponto de vista da proteção contra perturbações eletromagnéticas.
5410