SóProvas


ID
362425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A especificação de materiais e serviços é etapa essencial para o
êxito de uma obra. A escolha do sistema de estanqueidade da
edificação se inicia no projeto de impermeabilização, que deverá
ser desenvolvido conjuntamente com o projeto geral e os projetos
setoriais, de modo a serem previstas as correspondentes
especificações em termos de dimensões, cargas e detalhes. No
que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para um reservatório enterrado, com presença de lençol freático atuando nas paredes, o tipo de impermeabilização a ser empregado deve ser a manta asfáltica, que resiste melhor ao aparecimento de fissuras oriundas de movimentações estruturais

Alternativas
Comentários
  • Em reservatórios enterrados, o sistema de impermeabilização mais indicado é o SISTEMA RÍGIDO. O sistema rígido de impermeabilização aplica-se a estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequeanas vibrações e/ou exposição solar, que é o caso de reservatórios enterrados.
  • LEMBRANDO QUE MATERIAIS ASFÁLTICOS NÃO PODEM SER UTILIZADOS EM RESERVATORIOS DE ÁGUA POTÁVEL

  • ....

    quando o enunciado diz: "fissuras oriundas de movimentações estruturais" entedemos que é uma fissura ativa. Para as fissuras ativas as bibliografias recomenda materiais de colmatagem mais flexíveis... Pode ser que a manta asfáltica seja elástica o suficiente para tal fim, mas acontece que precisamos que um material de preenchimento de vazios e não de tratamento superficial

    deve ser usado manta asfáltica? Depende...

  • O sistema RÍGIDO de impermeabilização, também denominado sistema contínuo de impermeabilização com emprego de argamassas, é aplicável à estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequenas vibrações e/ou exposição solar. São normalmente empregados em RESERVATÓRIOS INFERIORES, SUBSOLOS, PISCINAS ENTERRADAS etc .. Costuma apresentar sistema MONOCAPA ( ÚNICA APLICAÇÃO.)
    Fonte: Estratégia Concursos

    Manta é um sistema de impermeabilização FLEXÍVEL.

  • A manta asfáltica não é recomendada para locais expostos ao lençol freático ou à pressão de água do solo", afirma Eliene Ventura, da gerência técnica da Vedacit.

     

    Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/168/artigo285858-1.aspx

     

    bons estudos

  •  


    A escolha adequada do sistema de impermeabilização é essencial para o bom desempenho do reservatório, sempre de acordo com a NBR 9575/2010 (Impermeabilização – Seleção e Projeto). Há vários tipos de sistemas de impermeabilização do concreto como os aditivos de cristalização integral, cimento polimérico, cristalização integral por pintura, membranas elastoméricas de acrílico e poliuretano, entre outros.
    O projetista deve considerar que a aplicação do sistema é em área confinada, portanto, o material impermeabilizante não pode ter produtos voláteis como solventes e nem materiais comburentes. É preciso evitar sistemas que utilizem solda com maçarico em áreas confinadas. Muitos acidentes já ocorreram devido a esses fatores.

     

     

  • Bizu

    Rígidas: todas as argamassas, cimentos e a membrana epoxidica

    flexiveis: todas as mantas e membranas (exceto a membrana epoxidica que é rígida)

  • Manta asfaltica não altera a potabilidade da água  (Viapol)