SóProvas


ID
362725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito da tecnologia J2EE.

As tecnologias JPA e EJB permitem, com o uso da linguagem Java, a manipulação de dados que estão em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • JPA

    O JPA é um framework utilizado na camada de persistência  para o desenvolvedor ter uma maior produtividade, com impacto principal num modo para controlarmos a persistência dentro de Java. Pela primeira vez, nós, desenvolvedores temos um modo "padrão" para mapear nossos objetos para os do Banco de Dados. Persistência é uma abstração de alto-nível sobre JDBC.


    wmijpafig01.JPG.jpg

    EJB

     

    Sigla para Enterprise Java Beans

    Basicamente EJB é uma arquitetura de componentes multi-plataforma para o desenvolvimento de aplicações Java, muiti-tier, distribuídas, escaláveis e orientadas a objetos.

    O objetivo da arquitetura EJB é facilitar o trabalho do desenvolvedor para que ele não tenha que se preocupar com aspectos de infra-estrutura.

    Existem 3 tipos de EJBs:

    1. Session Bean - é o tipo mais simples de EJB, pode ter estado (stateful) ou não ter (stateless)
    2. Entity Bean - mapeam tabelas de um banco de dados relacional através de um arquivo de mapeamento. Na prática cada objeto entity representa uma linha de uma tabela. Existe uma linguagem de query específica para buscar entitys chamada EQL
    3. MDB - são consumidores assincronos de mensagens de filas / tópicos JMS
    Na teoria, o uso de EJBs tornaria mais fácil escrever aplicações de empresariais como componentes provendo um conjunto de serviços automáticos para suportar aplicações transacionais, o que não acontece na prática.

    Hibernate é parte fundamental na nova especificação do EJB3, ou então na utilização " na forma de gambiarra ARGHHHHHH " no 2x, servindo como componente para persistência dos objetos!

    http://java.sun.com/products/ejb/ 

     

    Fonte: http://javafree.uol.com.br/

  • Há controvérsias... conceitualmente, JPA é uma API que faz parte da especificação JEE. Não sendo, portanto, propriamente um framework.

    A afirmativa da banca estaria melhor redigida da seguinte forma:

    Uma vez implementadas de acordo com as respectivas especificações JEE, "as tecnologias* JPA e EJB permitem, com o uso da linguagem Java, a manipulação de dados" de "um banco de dados" relacional.

    *tecnologia é um termo que, infelizmente, é usado indiscriminadamente e, dessa forma, serve para tudo.

  • c-

    A abordagem tradicional é JDBC através de suas interfaces implementadas por seus drivers específicos para cada banco. JPA é semelhante, pois também usa classes e interfaces implementadas por um provedor JPA. Este provedor JPA interage com o JDBC, comunicando com o banco de dados. Uma vantagem é SQL nao fica na aplicação. AO contrario do DAO. 

     

    p.s.: a especificação Java Bean define um padrão para a criação de entidades java. Framworks como JPA, EJB e JSF dependem desta especificação.