SóProvas


ID
362758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em uma visão restritiva, muitas pessoas costumam associar o termo
software aos programas de computador. Software não é apenas o
programa, mas também todos os dados de documentação e
configuração associados, necessários para que o programa opere
corretamente. A respeito de engenharia de software, julgue os itens
de 61 a 65.

Os benefícios do reúso estão relacionados ao aproveitamento de código anteriormente desenvolvido e incluem ganhos de produtividade e de qualidade, uma vez que um componente reusado deve ser mais confiável. O modelo COCOMO II considera dois tipos de código reusado: o caixa-preta e o caixa- branca. Considera-se nulo o esforço de desenvolvimento de códigos caixa-branca, pois ele não precisa de adaptação para ser integrado com códigos novos ou outros componentes reusados.

Alternativas
Comentários
  • Nem é preciso entender "COCOMO II" para responder a questão, pois o conceito de "caixa-branca" está errado.
  • Reuso Caixa Branca
    No reuso caixa branca existe a necessidade que a implementação do componente de software a ser reusado seja exposta de alguma forma. Em linguagens orientadas a objetos como Java e C++, é muito comum o uso de herança para se atingir o reuso, modificando e adaptando o componente. Neste tipo de reuso é preciso conhecer a implementação de algum componente de software que fará parte do reuso.

    Reuso Caixa Preta
    O reuso caixa-preta visa eliminar a necessidade do desenvolvedor de um conhecimento da implementação de algum componente de software que fará parte do processo de reuso. Em vez disso, o reuso caixa-preta se dá através da descrição de interfaces ou contratos bem definidos que devem ser respeitados pela implementação a ser elaborada. O esforço sempre é usado na nova implementação e nunca ocorre um desperdício tentando entender implementações de terceiros.

    Fonte: TCC de Alexandre Eiki Onishi, orientado por Siang Wun Song da USP.
  • e-

    a partir do n° linhas do codigo (entregue ao usuario), o cocomo determina prazos, recursos humanos e tecnicos e custo final. Porem, o tamanho extao do software é uma imitação porque cocomo nao considera interface e outros componentes.