SóProvas


ID
362773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As organizações têm-se preocupado cada vez mais com a qualidade
de seus produtos de software, com os custos efetivos e com o
cumprimento de cronogramas especificados nos projetos de
desenvolvimento de software. Para tanto, deve-se estimar, com
precisão, o esforço, o prazo e os custos necessários para o
desenvolvimento do software. Uma das métricas utilizadas, a
análise de pontos por função (APF) mede o tamanho das funções
do software sob o ponto de vista do usuário, utilizando a
documentação gerada durante todo o processo de desenvolvimento
do produto, principalmente a documentação da fase de projeto
Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Para se determinar o número de PF não ajustados, após identificar as funções de dados e transacionais, deve-se multiplicar, pela respectiva complexidade, o total de arquivos lógicos internos, arquivos de interface externa, entidades externas, saídas externas e consultas externas. De acordo com a complexidade, cada uma das funções de dados e transacionais contribui com determinado número de PF.

Alternativas
Comentários
  • Fez uma verdadeira salada para nos confundir.
     
    Para se determinar o número de PF não ajustados, após identificar as funções de dados e transacionais, deve-se multiplicar, pela respectiva complexidade, o total de arquivos lógicos internos, arquivos de interface externa, entidades externas, saídas externas e consultas externas. De acordo com a complexidade, cada uma das funções de dados e transacionais contribui com determinado número de PF.
     
    Interpretando o que não está tachado:
    PRNA  = QUANTIDADE DA FUNÇÃO * SUA RESPECTIVA COMLEXIDADE + A SOMA DOS OUTROS

    Resumindo:

    PFNA = EE * Complexidade + SE * Complexidade + CE * Complexidade + ALI * Complexidade + AIE * Complexidade

    A complexidade é encontrada através da Matriz de Complexidade Funcional
  • Para se determinar o número de PF não ajustados, após identificar as funções de dados e transacionais, deve-se multiplicar, pela respectiva complexidade, o total de arquivos lógicos internos, arquivos de interface externa, entidades externas (correto: entradas externas), saídas externas e consultas externas. De acordo com a complexidade, cada uma das funções de dados e transacionais contribui com determinado número de PF.
  • coloquei falso por estar escrito "entidade externa". só conheço as "entradas externas".
  • Eu coloquei CERTO porque ao ler a questão me pareceu tudo certo, ao ver que tava errado li novamente e vi que havia ali ENTIDADES EXTERNAS ao invés de ENTRADAS EXTERNAS,,, esse é o tipo de questão que pega o candidato que não estava bem atendo!!!
  • Questão de atenção, e não de pontos de função. Errei sabendo o conceito. De lascar essa CESPE.
  • legítima pegadinha do Malandro. Ridículo o que determinadas bancas fazem.
  • Também queria entender qual é a lógica dessas bancas em fazerem questões pra fazer quem estudou errar.
  • Inacreditável que uma banca tenha colocado entidade externa para que a questão seja errada. sendo o conceito apresentado pela questão bem mais inteligente do que isso...
  • Não entendi porque todo mundo caiu na questão.

    Para acertá-la, nem é preciso chegar no texto "entidade externa".

    "Para se determinar o número de PF não ajustados, após identificar as funções de dados e transacionais, deve-se multiplicar, pela respectiva complexidade"

    Esse não torna a questão errada. Aqui seriam os PF ajustados.

  • Leandro, a questão não fala de FATOR DE AJUSTE. Quando ela fala que tem que multiplicar pela respectiva complexidade, é se é Alta, Média ou Baixa, ou seja, isso é FP NÃO ajustado mesmo. Pelo visto a banca preferiu beneficiar quem não estudou ou quem deixou de atentar para o ENTIDADES externas. Como vem do CESPE não é nenhuma surpresa.

  • Marquei errado porque a questão deu a entender (pelo menos para mim) é que deve-se multiplicar o total de cada da funções de transação e funções de dados, tipo: ALI = 40; AIE = 30; EE = 10, é como se a questão estivesse falando: "olha para cada total multiplique com o fator de ajuste". Até onde eu sei, a multiplicação vai ocorrer quando tiver o valor total de PF BRUTO, tipo  40+30+10 =  80 PF Bruto. Com isso, a partir dessa soma para se chegar ao PF bruto é que feita a multiplicação para saber os pontos ajustados. 

  • ENTRADAS EXTERNAS e não ENTIDADES EXTERNAS. A dúvida é: Isso é prova de engenharia de software ou um exame psicotécnico?