SóProvas


ID
362854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto a gerenciamento de projeto, julgue os itens subsequentes.

O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre algumas variáveis consideradas fundamentais para todo projeto. Essas variáveis — tempo, custo e recursos — são também conhecidas como triângulo da gerência de projeto. Se um lado desse triângulo é (variável) alterado, os outros sofrem impacto.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    As variáveis são tempo, custo e qualidade.



  • Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis ou restrições. As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:

    • Tempo;
    • Custo;
    • Escopo.

    Isto é conhecido também como "triângulo da gerência de projeto", ou "triângulo de restrições" onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Alguns profissionais entendem que a variável qualidade está separada do escopo e o definem como sendo uma quarta variável, considerando a, desta forma, como parte do triângulo de restrição triplo expandido. Outros autores defendem, ainda, como sendo a terceira variável do "triângulo de restrições", classificando o âmbito (escopo), como uma das áreas do conhecimento - gestão do âmbito (PMBOK).

    A restrição do tempo influencia o prazo até o término do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.

    A disciplina da gerência de projeto trata de fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto, e não apenas ao gerente de projeto, organizar seu trabalho para lidar com essas variáveis.

  • Pelo que me parece, na versão 4 do PMBOK foram adicionadas novas restrições
  • Questão errada,
    Publicação do PMBOK anterior:
    Triplice restrição:
    Onde temos de um lado o custo, em outro o tempo, e como base o escopo...
    Ou seja... 
    Se vamos alterar o tempo, para menos, temos ou um maior cursto para contratar mais gente ou devemos alterar o escopo... 
    Se vamos alterar o custo para menos, devemos neste caso não ter a equipe que estavamos desejando sendo assim será necessário mais tempo para terminar... 
    E por aí vai... 

    Publicação do PMBOK nova:
    A tríplice restrição foi eliminada, passando a existir restrições do projeto que são elas: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Riscos. Portanto, qualquer alteração em um desses itens certamente haverá restrições em um ou mais dos demais itens.
  • Áreas PMBoK
  • Está errado!
    Essas variáveis — tempo, custo e recursos — são também conhecidas como triângulo da gerência de projeto. Se um lado desse triângulo é (variável) alterado, os outros necessáriamente não sofrem impacto, pois se pode mexer na qualidade!!!
  • Na versão atual do PMBOK, tríplice restrição foi eliminada, passando a existir restrições do projeto que são elas: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Riscos. Portanto, qualquer alteração em um desses itens certamente haverá restrições em um ou mais dos demais itens. Isto é conhecido também como “triângulo da gerência de projeto”, ou “triângulo de restrições” onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Como comentado anteriormente, alguns profissionais entendem que a variável qualidade está separada do escopo e o definem como sendo uma quarta variável, considerando a, desta forma, como parte do triângulo de restrição triplo expandido. Outros autores defendem, ainda, como sendo a terceira variável do “triângulo de restrições”, classificando o âmbito (escopo), como uma das áreas do conhecimento. Escopo é o coração do projeto, é o que tem de ser feito e o que determina todas as outras áreas. Os custos são definidos a partir dos recursos estimados para as tarefas. O prazo é estimado a partir da disponibilidade dos recursos e a duração das atividades. Tudo depende do escopo. É o que determina o produto, serviço ou valor que o projeto vai entregar ao cliente. Quando a prioridade sai do escopo e recai em custo ou prazo, é sinal de que a qualidade será comprometida e o índice de fracasso nos projetos aumenta.
  • O triângulo da restrição é tempo, custo e escopo. O erro da questão está em RECURSOS.  (PMBOK 3ª EDIÇÃO)

     

    Já na 4ª edição, eles ampliaram as restrições para: escopo, qualidade, cronograma (tempo), orçamento (custo), recursos e risco.

     

    A não ser que a questão aponte qual edição ela quer, todas estão corretas, no entanto, essa falou de triângulo, então, 3ª edição.

     

     

  • BIZU: As variáveis são TEC

    T empo

    E scopo

    C usto

  • ERRADA.

    Essas variáveis que o gerenciamento de projeto tenta adquirir controle, elas são muito importante sim para o projeto. 

    Criei um MACETETCE ( TEMPO, CUSTO ,ESCOPO). 

     

    Quanto a gerenciamento de projeto, julgue os itens subsequentes.
     

     

    O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre algumas variáveis consideradas fundamentais para todo projeto. Essas variáveis — tempo, custo e recursos — são também conhecidas como triângulo da gerência de projeto. Se um lado desse triângulo é (variável) alterado, os outros sofrem impacto.  ERRADA. BANCA TROCOU ESCOPO POR RECURSOS. 

     

     

  • Restrição tripla em projetos, também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição.

    Se alguém quer algo, ele pagará por isso de alguma forma.

    Em projetos, você tem três áreas essenciais para produtos ou serviços de qualidade (TEC Tempo, Escopo, e Custo).

    Um produto ou serviço de qualidade deveria:

     Encontrei essa explicação no site: https://escritoriodeprojetos.com.br/restricao-tripla

    Ele usa como refencia bibliografica documentos de 2017

    MONTES, Eduardo. , 1ª Ed. São Paulo; 2017.

    Sexta edição do Guia PMBOK de 2017

    Em resposta sobre a retirada da restrição tripla da 4ª edição do PMBOK e foram incorporadas 3 restrições, formando seis restrições ele disse:

    O Guia PMBOK mantém o mesmo texto de forma similar na 6ª edição na parte II tópico 1.1 Projetos e Gerenciamento de Projetos, pag. 542:

    “O gerenciamento de um projeto normalmente inclui, mas se não se limita a: 

    ...

    Equilibrar as restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a: 

    Escopo, 

    Cronograma, 

    Custo, 

    Qualidade, 

    Recursos, e 

    Risco.”

    Apesar do Guia PMBOK, não citar mais de forma distinta a restrição tripla, ela continua existindo e é muito útil para analisar os conflitos de interesse. Todos as outras variáveis envolvidas podem ser transformadas para facilitar sua análise e tomada de decisão.

    Uso uma ferramenta para simular cenários transformando os conflitos em fluxos de caixa e incluindo probabilidade em relação a cada evento envolvido.