SóProvas


ID
362878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à segurança da informação, julgue os itens a seguir.

Para a assinatura digital de uma mensagem, pode-se usar um algoritmo de chave pública, em que se emprega uma chave privada. Nesse caso, como somente o remetente possui acesso à chave privada e apenas a chave pública correspondente pode fazer que a mensagem volte ao seu estado original, utilizar chave privada significa que o remetente assina digitalmente a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • esta é justamente a idéia da assinatura digital: Assinar com a Chave PRIVADA!

    Basta associar que Uma "assinatura" nossa é privada. Cada um de nós tem uma assinatura única. Uma rubrica por exemplo.
  • Errei a questão pelo seguinte motivo:
    "...apenas a chave pública correspondente pode fazer que a mensagem volte ao seu estado original..."
    Ora quando eu assino uma mensagem eu não mudo a mensagem original, a mensagem continua em texto claro.
    Eu somente assinei, "dizendo" que esta mensagem foi assinado por mim.
    Em nenhum momento ela precisa voltar ao seu estado original.
     
    Estou certo?
  • O Tadeu esta correto, na assinatura digital a mensagem NÃO Ë ALTERADA. Isso pode ser verificado facilmente no desenho postado no inicio do tópico.
    Acho que este gabarito deve ter sido alterado.
  • Tadeu, a frase "...apenas a chave pública correspondente pode fazer que a mensagem volte ao seu estado original..." quer dizer que a mensagem é codificada pela chave privada, e para descodificar a mensagem é necessário a chave pública, portanto a chave publica pode fazer com que a mensagem volte ao seu estado original, ou seja, volte a ser descodificada, volte a ser legível (estado original)

  • O remetente envia: [ MENSAGEM ] + [ HASH(criptografado com chave privada) ] garantindo AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO REPÚDIO. A MENSAGEM é enviada junta/concatenada ao HASH para ser possível, no destinatário, aplicar uma função de resumo (HASH) sobre ela.


    O destinatário então utiliza a chave pública correspondente para verificar o HASH ( Decodificar/decifrar )e aplica sobre a mensagem a mesma função de resumo. Se a mensagem enviada não tiver sido alterada com certeza ela gera um HASH idêntico ao HASH CRIPTOGRAFADO.


    OBS: quando a questão fala:"...apenas a chave pública correspondente pode fazer que a mensagem volte ao seu estado original". Ele está se referindo a aplicação da chave pública sobre o HASH CIFRADO enviado pelo remetente.

     

     

  • < > GABARITO: ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    <l> REMETENTE: DOC. ORIGINAL ---> FUNÇÃO HASH ---> CÓDIGO HASH ----> ALGORITMO + CHAVE PRIVADA ----> HASH CIFRADO ----> DOC.ORIGINAL + HASH CIFRADO ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------> <l> DESTINO HASH CIFRADO + DOC ORIGINAL----> ALGORITMO + CHAVE PÚBLICA (DO REMETENTE---> DOC.RECEBIDO ---> FUNÇÃO HASH ---> CÓDIGO HASH (COMPARAR) se for diferente descarta os dois

    INTEGRIDADE

    AUTENTICIDADE

    NÃO REPÚDIO

    segue esse "desenho" ai