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ID
3630031
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Um constructo simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizado pela alteridade (recepção) mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como as informações e as percepções sobre a entidade (algo/alguém), o repertório individual/social, as competências, a cultura, o imaginário, o paradigma, a psique, a história e o contexto estruturado”. (BALDISSERA 2004, apud BALDISSERA, 2009. In: KUNSCH, 2009) 


O trecho acima refere-se à 

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que a D está errada?

  • Oi Daiana. A alternativa D a rigor não está "errada", apenas não é a descrição do conceito em específico. Essa nomenclatura de "imagem-conceito" apenas ajuda a confundir, uma vez que é o velho e conhecido conceito de imagem mesmo. No caso da questão a alternativa correta é a E, pois o texto se refere à descrição de "imagem-conceito". A alternativa D indica a imagem institucional, que é a imagem de uma instituição. O conceito de imagem, sozinho, é mais abrangente e engloba todos os tipos de percepções sobre todas as coisas.

     "A imagem-conceito não é da qualidade do verdadeiro, mas do que parece ser, do que é reconhecido como tal. Gomes é incisivo ao afirmar que “a rigor, chamamos de imagem de alguém ou algo aquilo que algo ou alguém nos parece ser. Ora, sabemos que parecer e ser nem sempre coincidem e que sempre estamos tentando corrigir a nossa percepção” (1999, p.154, grifos do autor)"

    "Atualmente fala-se muito em visibilidade, reconhecimento, fidelização/lealdade de clientes, reputação. Assim, a idéia de imagem-conceito institui-se como fundante das relações político-econômico-sócio-culturais.

    [...] compreendida/explicada como um construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade (recepção) mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como as informações e as percepções sobre a entidade (algo/alguém), o repertório individual/social, as competências, a cultura, o imaginário, o paradigma, a psique, a história e o contexto estruturado (BALDISSERA, 2004, p. 278), a imagem-conceito realiza-se independentemente da vontade dos diferentes sujeitos-identitári"

    Fonte: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/94256908453124198706565740214041525568.pdf