Gabarito D
O arquivo hosts pode ser utilizado para diversos fins, no caso do desenvolvimento, ele pode nos interessar enquanto ajudar a configurar uma Virtual Host. Ao desenvolver um sistema nos deparamos com dois ambientes: o de desenvolvimento e o de produção. Sempre haverá um esforço para tentar igualar ao máximo os dois ambientes, criar uma Virtual Host é um desses esforços. A configuração do Virtual Host não depende do arquivo hosts, tanto que é considerado como um passo opcional. Ele nos ajuda a fazer o redirecionamento de uma determinada URL, portanto, compreender o funcionamento do arquivo hosts se faz necessário.
Este artigo é uma breve explicação do que é, como funciona e para que serve o arquivo hosts (considerando o Linux como sistema operacional). Para ajudar a entendê-lo, seria bom você ter uma noção do que é um número IP, noção do que é uma Virtual Host e ter instalado um servidor web no Linux. Na verdade, o público alvo deste artigo são aqueles desenvolvedores que possuem alguma experiência e estão tentando configurar uma Virtual Host (com o apoio do arquivo hosts) para equiparar o ambiente de desenvolvimento com o de produção.
O arquivo hosts presente em sistemas operacionais Linux, Windows e Mac's, tem a função de mapear um nome para um endereço IP. Normalmente, é utilizado em conjunto com uma Virtual Host para configurar um ambiente de desenvolvimento, porém ele pode ser usado para diversos fins. Quando criamos uma Virtual Host, podemos ou não configurar o redirecionamento de URL's (domínios), fazemos isso através do DNS. O arquivo hosts pode ajudar simplificando o trabalho, pois é bem mais fácil configurá-lo do que configurar o DNS. Se você estava criando uma VIrutal Host e, de repente, se perguntou "o que é e como funciona o arquivo hosts? " este artigo é para você.
O arquivo hosts é uma das facilidades existentes no endereçamento de redes dentro de um computador. Faz parte da implementação do protocolo de internet e serve na tradução de um nome compreensível para os seres humanos em um endereço IP. Alguns sistemas operacionais utilizam o arquivo hosts como método preferencial de resolução de nomes ao invés de outros métodos como o DNS, por exemplo. Ao contrário do DNS, o arquivo hosts permite o controle direto do administrador local de um computador.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !