SóProvas


ID
363112
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, bash_profile é um arquivo

Alternativas
Comentários
  • 4.4 Arquivos .bash_profile, .bash_logout e .bashrc

    Estes três arquivos tem um significado especial para o bash e oferecem uma forma de configurar recursos do ambiente automaticamente quando logamos no sistema, quando executamos outro shell bash ou quando deslogamos. Os arquivos devem estar no diretório pessoal do usuário pois caso contrário, o sistema usará o arquivo profile localizado no diretório /etc.

    Podemos criar nossos próprios arquivos de configuração para o bash usando um editor de texto. O arquivo .bash_profile contém comandos que são executados pelo bash toda vez que logamos no sistema. Se examinarmos este arquivo teremos algo como:

     

    PATH=/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:${HOME}/binMAIL=${HOME}/MailboxPRINTER=bartEDITOR=/usr/bin/viPS1='\h: \w\$ 'PS2='> 'alias ll='ls -l'

    Estas linhas estabelecem configurações para vários componentes do sistema que são utilizados pelo usuário. Esse conjunto de componetes é denominado ambiente de sistema.

    O arquivo .bash_profile pode ter o seu conteúdo modificado conforme as necessidades (preferências) de cada usuário. As alterações não ocorrem até que o arquivo seja lido novamente pelo shell. Para isto, devemos deslogar e logar novamente ou executar o seguinte comando:

     

    $ source .bash_profile

    O comando source executa comandos descritos em um determinado arquivo - neste caso, .bash_profile. O bash permite dois sinônimos para o .bash_profile: .bash_login e .profile. Se o arquivo .bash_profile não existir em seu diretório home, então o bash irá procurar por .bash_login. Se este arquivo também não existir a busca será feita por .profile.

    .bash_profile é executado apenas pelo shell de login. Se executarmos outro shell, o bash executará apenas os comandos existentes no arquivo .bashrc. Este esquema permite que usuários tenham a flexibilidade de separar comandos de inicialização - necessários no login - daqueles comandos necessários para configurar uma outra instância do shell.

    O arquivo .bash_logout é lido e executado toda vez que saímos de um shell. Se quisermos executar alguns comandos que removem arquivos temporários ou registra quanto tempo ficamos logados então basta adicionar os comandos neste arquivo. Podemos colocar neste arquivo o comando clear, que limpará a tela toda vez que deslogarmos.


    Referência: http://www.inf.ufpr.br/nicolui/Docs/Livros/LinuxBasico/LinuxBasico-node50.html

  • A = /etc/profile

    B = Este arquivo reside no diretório pessoal de cada usuário. É executado por shells que usam autenticação (nome e senha). .bash_profile contém comandos que são executados para o usuário no momento do login no sistema após o /etc/profile.

    C = Acho que é PATH

    D =  /etc/skel

    E = Quando é carregado através de um shell que requer login (nome e senha), o bash procura estes arquivos em seqüência e executa os comandos contidos, caso existam:

    1. /etc/profile

    2. ~/.bash_profile

    3. ~/.bash_login

    4. ~/.profile Ele interrompe a pesquisa assim que localiza o primeiro arquivo no diretório do usuário (usando a sequência acima).

    Foca.

    GAB B.