SóProvas


ID
364021
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Victor Brecheret, autor do “Monumento às Bandeiras”, localizado no Ibirapuera, em São Paulo-SP, era

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está como A mas:

    Victor Brecheret (Farnese, Província de Viterbo, na Itália., 22 de fevereiro de 1894São Paulo, 17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".

    Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância.

    Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à Prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.

    Ou seja, no máximo brasileiro naturalizado. Paulistano??? Forçou.

  • Popularmente chamado de Empurra-empurra e Deixa-Que-Eu-Empurro

    Monumento às Bandeiras 01.jpg
  • Por que ele é paulistano?

    Porque Ítalo-brasileiro é um cidadão brasileiro que tenha ascendentes italianos. Também são consideradas ítalo-brasileiras as pessoas nascidas na Itália mas radicadas no Brasil.
  • A Itália usa o critério ius sanguinis para nacionalidade, enquanto que o Brasil, ius solis. Isto posto, eu diria que o comentário da Jorget faria algum sentido se ele tivesse nascido no Brasil e seus ascendentes, na Itália.

    Ele seria considerado Italiano e Brasileiro.. sem precisar se naturalizar... enfim... mas, desta feita, não teria nem oq discutir, pois seria de fato brasileiro (mais precisamente, paulistano - na questão).

    Agora, como ele nasceu na Itália... se, por acaso, os pais deles fossem nascidos no Brasil, seria um problema heheheh

    não sei entenderam.. mas enfim, esse exemplo é citado/explicado no DC Descomplicado do VP&MA.

    Logo, se ele tem ascendentes italianos... e ele nasceu lá, será - como disse o Augusto - no máximo Naturalizado...

    Com relacao ao foco da questão... nem fazia ideia.. chutei paulistano pra ver se era pegadinha... 

    Abs,

    SH.
  • A QUESTÃO DEVE SER ANULADA. NENHUMA DAS ALTERNATIVAS É A CERTA.

    VICTOR NASCEU EM ROMA E É ESCULTOR. SÓ TEVE REGISTRO CVIL DE NASCIMENTO EM SÃO PAULO COM MAIS DE 70 ANOS.

    Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à Prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.

    FONTE: WIKIPÉDIA