SóProvas


ID
3644983
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A posição sociológica das árvores e seu vigor são características marcantes da competição entre si, e as auxilia na decisão de quais deverão ser desbastadas e quais serão favorecidas. As árvores que não têm condições de sobrevivência e as mortas são denominadas de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C)

    Árvores dominantes (D) são indivíduos bem desenvolvidos que apresentam copas que atingiram níveis mais elevados de cobertura do solo, recebendo luz diretamente e lateralmente. Elas costumam atingir maiores dimensões do que as árvores médias do povoamento.

    Árvores codominantes (C) são as que apresentam copas de tamanho médio em relação ao nível geral da floresta e também suportam competição laterais. O que a diferencia da dominante é que elas recebem luz diretamente vinda de cima, mas escassa lateralmente.

    Árvores intermediárias ou subdominantes (I) ocupam os espaços existentes entre as copas das dominantes e codominantes e, apenas recebem luz direta na extremidade da copa. A copa das subdominantes são menores do que a média geral.

    Árvores suprimidas ou dominadas (S) quase não recebem luz e suas copas são bem menores do que as apresentadas. E, por fim, as árvores mortas ou que estão a morrer.

    Alguns estudos classificam também como árvores de futuro, que são aqueles indivíduos que apresentam maior valor comercial para permanecer até o corte raso da floresta em sistemas de desbastes. A altura mais adequada para selecionar as árvores de futuro varia em função das espécies e da fertilidade do sítio, assim como a idade do povoamento. Com base em estudos desenvolvidos no ramo da silvicultura, o número de árvores de futuro poderá variar entre 50 e 350 por hectare, em função da espécie e a finalidade de produção.

    fonte: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/tipos-de-desbastes-de-plantios-florestais