SóProvas


ID
3644989
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Independentemente de fatores tecnológicos e econômicos, existe um momento em que o povoamento diminui a produção, onde o Incremento Corrente Anual (ICA) passa a ser menor que o Incremento Médio Anual (IMA), cuja idade depende dos tratamentos silviculturais, da qualidade do sítio e da espécie, e este é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: C

    Texto retirado de http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTcxNA==:

    "4.13.4 Idade de Corte 

    A idade de corte ou rotação é o tempo necessário para que a floresta produza a quantidade de madeira necessária para atender os objetivos da empresa ou do produtor. No entanto a determinação da rotação deve levar em conta vários aspectos, tais como os econômicos, os biológicos e os tecnológicos, que são características que variam com a espécie, espaçamento e finalidade da produção.

    Quando se deseja produzir madeira para celulose, carvão, painéis de fibras e outros, operíodo varia de 5 a 10 anos, já para serraria o eucalipto tem uma rotação de 20 anos e o pinus de 25 anos.

    Independente de fatores tecnológicos e econômicos existe um momento em que o Incremento Corrente Anual (ICA) passa a ser menor que o Incremento Médio Anual (IMA), e este ponto é onde ocorre a definição técnica da rotação, pois a partir deste momento o ganho em incrementos passa a ser reduzido devido a lei dos incrementos decrescentes.

    O ponto de rotação técnica é o ideal para uma maior produção volumétrica, porém, o acompanhamento econômico-financeiro com custos de implantação, condução, produção e ganhos com desbastes e outros produtos secundários e até mesmo as altas e baixas do mercado, podem indicar a necessidade de se adiar ou adiantar a rotação."

    Minhas considerações: A questão em sí não é difícil, sabe-se que quando o ICA decai e o IMA atinge seu ponto máximo é o indicativo do ponto de corte/ ponto de colheita/ idade de abate/ idade técnica de corte (existem vários nomes pra isso - mas todos são referentes a cortar as árvores). O problema é que a banca considerou como correto o termo "definição técnica da rotação", mas, ao meu ver, também cabe, perfeitamente, "ponto de corte".

    Resumo: o problema da questão foi deixar sinônimos de uma mesma etapa como alternativas - Passível de recurso.