Gab. D
A palavra “smog” é oriunda da união de duas palavras inglesas: smoke, “fumaça”, e fog, “neblina”. O termo é usado para descrever um tipo de poluição atmosférica caracterizado pela formação de uma nuvem que é uma mistura de fumaça, neblina, ar, poluentes gasosos e partículas sólidas.
Dependendo da origem dos poluentes, podemos ter principalmente dois tipos de smog: o smog fotoquímico e o industrial:
* Smog fotoquímico: ocorre em cidades muito populosas, em grandes centros urbanos, cujas atividades, principalmente a grande quantidade de veículos movidos por motores de combustão interna, liberam para a atmosfera poluentes gasosos.
* Smog industrial: Esse já é característico de regiões que possuem muitas indústrias.
As indústrias geralmente utilizam como fonte de energia os combustíveis fósseis, como o carvão e os derivados do petróleo. Conforme mencionado, na composição dos derivados do petróleo, há impurezas como os compostos de enxofre. Dessa forma, na combustão, são formados óxidos de enxofre, como o dióxido de enxofre (SO) e o trióxido de enxofre (SO). Estes, por sua vez, reagem com o vapor de água do ar e formam ácido sulfúrico (HSO). Esse é o mesmo processo de formação da chuva ácida.