SóProvas


ID
3645868
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os sistemas de transporte pneumático constituem-se de uma rede de tubos pelos quais recipientes cilíndricos são propulsionados por ar comprimido (ou vácuo).

Sobre o transporte vertical de sólidos por arraste em fluidos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No transporte horizontal, a velocidade relativa ao ponto de menor pressão é denominada saltation (velocidade de saltitação). Para o transporte vertical, a velocidade neste ponto é denominada de "choking" ou velocidade de asfixia (KLINZING et al., 2010). Neste ponto define-se a transição do transporte em fase diluída para o transporte em fase densa, em que a direita do ponto de mínimo o transporte ocorre em fase diluída, e a esquerda, em fase densa. Uma das formas para verificar a transição entre os regimes diluído e denso está na velocidade de "afogamento" ou "choking velocity", que será usada para marcar o limite entre transporte em fase diluída e o transporte em fase densa para tubos verticais, e a velocidade de "saltitação" ou "saltation velocity", que será usada para delimitar a fronteira entre o transporte em fase diluída e o transporte em fase densa em tubos horizontais.

    Quase todo material pode ser transportado em fase diluída, independentemente do tamanho da partícula, forma ou densidade (MILLS, 2016). Sob condições de escoamento diluído, as partículas sólidas se comportam como indivíduo, totalmente suspensas no gás, onde as forças aerodinâmicas locais regem seu movimento. Nesse modo de transporte o movimento do sólido é orientado pelo balanço de forças em cada partícula e o efeito das colisões sólido-sólido e sólido-parede é pouco significativo, de tal modo que a perda de carga gerada no leito provém principalmente do atrito entre o gás e a parede da tubulação (LOPES, 2011).