SóProvas


ID
3647083
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Jaguapitã - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em órgãos públicos exige-se o conhecimento sobre documentos oficiais e a situação ideal para sua utilização. Neste sentido, verifique as sentenças abaixo que tratam sobre alguns documentos oficiais:

I. Circular é um documento com mensagem de caráter uniforme, endereçada a diversos destinatários, para transmitir avisos, ordens ou instruções. Pode ser impressa e afixada em edital ou encaminhada por correio eletrônico (e-mail).
II. Memorando é uma modalidade de comunicação interna utilizada para encaminhar mensagens sucintas e de caráter informativo. Caracteriza-se pela concisão e clareza e sua tramitação deve pautar-se na agilidade e na simplificação de procedimentos burocráticos.
III. Ofício é a correspondência oficial expedida exclusivamente por órgãos públicos. O que o distingue de uma carta é o caráter oficial de seu conteúdo e algumas características específicas de sua forma. O destinatário também será única e exclusivamente para um órgão público, sem exceções.
IV. Ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. A ata, diferente dos outros documentos oficiais, não possui valor jurídico.

Assinale abaixo, a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I e II - corretas

    III -  Ofício é a correspondência oficial expedida exclusivamente por órgãos públicos. O que o distingue de uma carta é o caráter oficial de seu conteúdo e algumas características específicas de sua forma. O destinatário também será única e exclusivamente para um órgão público, sem exceções. -> O destinatário pode ser um órgão público OU um particular.

    IV - . Ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. A ata, diferente dos outros documentos oficiais, não possui valor jurídico. -> A ata É documento de valor jurídico.

    [...] É documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser redigida de maneira que não possa ser modificada posteriormente.

    Fonte: MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DO ESTADO DO PARANÁ

  • Questão mal feita da p0rra. Se quer incluíram 3 e 4 nas opções para marcar.