SóProvas


ID
3648706
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, no exercício profissional, realiza ações socioeducativas, de organização e de mobilização social. Acerca dessas práticas, julgue o item.


A mobilização social e a organização, como elementos constitutivos da profissão, são ações socioeducativas realizadas pelos assistentes sociais em diversos espaços sócio‐ocupacionais e se vinculam a diferentes projetos profissionais e societários.

Alternativas
Comentários
  •  ..As ações de mobilização e de organização são “elementos constitutivos e condição indispensável na concretização das práticas educativas desenvolvidas pelo assistente social”. Essas ações vinculam-se a diferentes projetos societários das classes sociais: “uma direção circunscreve essas ações no horizonte histórico do Estado do bem-estar” e outra as vincula às lutas dos trabalhadores voltadas “para garantia e ampliação das conquistas sociais e políticas” e o “avanço dessas lutas na perspectiva do fortalecimento dos processos de superação da ordem burguesa e da conquista da emancipação humana”.

    Serviço Social, mobilização e organização popular: uma sistematização do debate contemporâneo

  • diferentes projetos profissionais? Temos que trabalhar na direção do nosso projeto hegemônico construído a partir de 1979... não entendi a questão!
  • Pessoal, para responder essa questão você ter em mente que o projeto profissional em voga no Serviço Social é hegemônico, mas não homogêneo. Isso significa que, mesmo dentro da vertente marxista, existem diversos projetos com entendimentos e perspectivas diversas sobre algumas questões. Assim, a questão acerta ao afirmar que as ações socioeducativas se vinculam aos diferentes projetos profissionais e societários.

    RESPOSTA: CERTO