FTP: File Transfer Protocol. É um protocolo usado para transferir arquivos através de redes TCP/IP e claro, também através da Internet. Apesar de ser relativamente novo (o padrão foi estabelecido apenas em 1985, ao contrário do TCP/IP e do HTTP que foram criados durante a década de 70), o FTP logo tornou-se extremamente popular, pois é fácil de usar, seguro e oferece uma grande gama de recursos.
Existem inúmeros servidores de FTP e praticamente todos os sistemas Unix além claro de praticamente todas as distribuições do Linux trazem pelo menos uma opção de servidor FTP. O Windows não traz um servidor de FTP nativo (com excessão das versões server), mas isso não é problema, já que basta instalar um dos servidores disponíveis, muitos gratuitamente. Os programas clientes também variam em sofisticação, mas todos os browsers atuais incorporam clientes simples de FTP.
O acesso é controlado através de um login e senha. No servidor é possível configurar quais pastas devem ficar disponíveis para cada usuário e especificar as permissões de cada um (ler, escrever, listar, etc.). Existem ainda a opção de criar um login anônimo, com permissões restritas, que pode ser usado para compartilhar dados de acesso público.