Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de armazenagem. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas.
(V) Os paletes são estrados quadrados, mas não formam um quadrado perfeito; na realidade, são ligeiramente retangulares. Geralmente são de madeira, mas também existem os de alumínio, aço, fibra e plástico.
Segundo Viana (2017, p.324), o palete pode ser definido como "uma plataforma disposta horizontalmente para carregamento, constituída de vigas. blocos ou uma simples face sobre os apoios, cuja altura é compatível com a introdução de garfos de empilhadeira, paleteira ou outros sistemas de movimentação, e que permite o arranjo e o agrupamento de materiais, possibilitando o manuseio, a estocagem, a movimentação e o transporte num único agrupamento."
De acordo com Viana (2017), os paletes podem ser de dois tipos:
1 Palete de face simples:
- com duas entradas
- com quatro entradas
2 Palete de face dupla:
- com duas entradas
- com quatro entradas
Dias (2019) ensina que o emprego de empilhadeiras e paletes proporcionou uma grande economia do capital despendido com o sistema de transporte interno, até 80%, para ser mais preciso.
Alguns fatores precisam ser considerados na hora de escolher um palete para operar um sistema de movimentação de cargas, sendo alguns elencados a seguis, segundo Dias (2019, p.191):
- peso;
- resistência;
- tamanho;
- necessidade de manutenção;
- material empregado na sua construção;
- umidade (no caso dos de madeira);
- tamanho das entradas para os garfos;
- custo;
- tipo de construção;
- capacidade de carga;
- tipo de carga de movimentação;
- capacidade de empilhamento;
- possibilidade de manipulação por transportador;
- viabilidade para operações de estiva.
Dentre as suas vantagens, podemos citar (DIAS. 2018):
- melhor aproveitamento do espaço disponível;
- economia nos custos do manuseio de materiais;
- possibilidade de usar embalagens plásticas ou amarrações que possibilitam formar uma só embalagem individual;
- compatibilidade com todos os meios de transporte;
- facilita a carga, descarga e a distribuição dos materiais;
- permite a disposição uniforme do estoque de materiais;
- podem ser manuseados por uma variedade de equipamentos. como paleteiras, empilhadeiras, transportadores, elevadores de cargas e até sistemas automáticos de armazenagem.
(V) As estantes, ou estruturas de prateleiras, são utilizadas para armazenamento de itens de menor volume e peso, de modo geral, ou em pequena quantidade.
(V) É possível fazer o levantamento de quantas unidades existem no estoque, por meio da realização de inventários – a contagem das unidades diretamente nos locais em que estão estocadas, para conferência ou checagem com os dados constantes nos controles de estoque.
(V) Os inventários são os instrumentos fundamentais para o controle eficiente do estoque, pois é no momento de sua realização que se detectam todas e quaisquer diferenças que possam estar acontecendo entre os registros e o estoque real.
Todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO: A
Fontes:
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.