SóProvas


ID
3649459
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Valor Econômico Total de um bem ou serviço ambiental (VET) é representado pela somatória do Valor de Uso Direto (VUD), Valor de Uso Indireto (VUI), Valor de Opção (VO) e Valor de Existência (VE), ou de não uso de um recurso ambiental. Considerando as afirmações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. VUD.
2. VUI.
3. VO.
4. VE.

( ) Atribuído a um recurso ambiental pelo bem-estar que suas funções ecossistêmicas proporcionam, tais como proteção do solo, controle de erosão, produção de água, recarga de aquíferos, suporte à fauna, controle de vetores, estoque de carbono, biodiversidade, dentre outros.

( ) Decorrente de posturas ética, moral, cultural, filosófica e outras em relação ao direito à vida de espécies não humanas e de ecossistemas preservados.

( ) Atribuído a um recurso ambiental pelo bem-estar que seu uso ou consumo proporciona, tal como sua extração, captação ou visitação.

( ) Refere ao valor futuro de um recurso ambiental, cujo valor presente é desconhecido, mas que a ciência e a tecnologia podem torná-lo economicamente atrativo, como, por exemplo, desenvolvimento de fármacos a partir de organismos naturais.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gab. - C

    Valor Econômico Total (VET) = Valor de Uso (VU) + Valor de Opção (VO) + Valor de Existência (VE)

    VU - representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e serviços ambientais. O VU é composto pelo valor de Uso Direto (VUD) e pelo Valor de Uso Indireto (VUI).

    VUD - corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido a utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas.

    VUI - representa o benefício atual do recurso, derivado de funções ecossistêmicas como, por exemplo, a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d’água decorrentes da preservação das florestas.

    VO - representa aquilo que pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados. Assim, trata-se de um valor relacionado a usos futuros que podem gerar alguma forma de benefício ou satisfação aos indivíduos. Por exemplo, o benefício advindo de fármacos desenvolvidos com base em propriedades medicinais ainda não descobertas de plantas existentes nas florestas.

    VE - se caracteriza como um valor de não-uso. Esta parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente, do uso presente ou futuro. A atribuição do valor de existência é derivada de uma posição moral, cultural, ética ou altruística em relação aos direitos de existência de espécies não-humanas ou da preservação de outras riquezas naturais, mesmo que estas não representem uso atual ou futuro para o indivíduo.

    fonte:https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_29_299200692526.html.