SóProvas


ID
3649900
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Relacione adequadamente as diferentes formas de craniossinostose com a sua descrição apropriada.

1. Escafocefalia.
2. Plagiocefalia.
3. Braquicefalia.
4. Trigonocefalia.

( ) Crânio dolicocefálico estreito, resultante da fusão prematura e fechamento da sutura sagital. É a forma mais comum de craniossinostose, sendo mais frequente em meninos. O crânio fica alongado (distância anteroposterior aumentada e distância látero-lateral diminuída). O perímetro cefálico pode ser normal e há hidrocefalia em 7% dos casos.
( ) Assimetria do crânio devido à fusão unilateral prematura das suturas lambdoide ou coronal, sendo a coronal a mais comum. Causa escoliose crânio-facial por crescimento compensatório do lado contralateral à sutura acometida. É a segunda forma mais frequente.
( ) Fechamento das duas suturas coronais, parada do crescimento da fossa anterior, com crescimento compensatório das fossas temporais. Há hipodesenvolvimento da maxila, causando dificuldade respiratória, e exoftalmia por cavidade orbitária rasa.
( ) Caracterizada pelo fechamento precoce da sutura metópica durante a vida fetal. O crânio assume a forma triangular, com crista frontal proeminente.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 1. Escafocefalia-Crânio dolicocefálico estreito, resultante da fusão prematura e fechamento da sutura sagital. É a forma mais comum de craniossinostose, sendo mais frequente em meninos. O crânio fica alongado (distância anteroposterior aumentada e distância látero-lateral diminuída). O perímetro cefálico pode ser normal e há hidrocefalia em 7% dos casos. 

    2. Plagiocefalia- Assimetria do crânio devido à fusão unilateral prematura das suturas lambdoide ou coronal, sendo a coronal a mais comum. Causa escoliose crânio-facial por crescimento compensatório do lado contralateral à sutura acometida. É a segunda forma mais frequente. 

    3. Braquicefalia- Fechamento das duas suturas coronais, parada do crescimento da fossa anterior, com crescimento compensatório das fossas temporais. Há hipodesenvolvimento da maxila, causando dificuldade respiratória, e exoftalmia por cavidade orbitária rasa.

    4. Trigonocefalia-Caracterizada pelo fechamento precoce da sutura metópica durante a vida fetal. O crânio assume a forma triangular, com crista frontal proeminente