SóProvas


ID
3650119
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a psicologia das diferenças individuais, analise as afirmativas a seguir.
I. A proposta de Binet para a psicologia das diferenças individuais se pauta na necessidade de uma renovação metodológica e na ênfase aos estudos das funções superiores dos processos complexos do psiquismo.
II. Visa estabelecer uma renovação metodológica que mantenha o interesse básico pelo tema dos estudos elementares pautados na simplicidade das perspectivas de autores clássicos.
III. Tem, na escola francesa, Alfred Binet como um de seus principais representantes, que ressalta que a psicologia individual deveria se concentrar no objetivo de simplificar seus métodos e aproximá-los da vida cotidiana.
IV. Envolve as características de atemporalidade e de realidade-irrealidade, dado que a totalidade de fatores ora é efetiva, ora não é efetiva mediante as experiências das relações espaciais, o que a caracteriza como a mais próxima da vida cotidiana conforme almejava Binet.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra B. As pesquisas de Alfred Binet permitem atender a uma série de demandas técnicas: seleção de deficientes, interpretação e classificação dos desvios do comportamento, predição de sucesso e adaptação pessoal. Segundo Binet, a psicologia individual deveria concentrar-se no estudo dos processos superiores e se abrir a novas formas de trabalho, capazes de simplificar as tarefas de laboratório e aproximá-las da vida cotidiana. Para isso, um dos métodos mais úteis é o dos testes psicológicos. Portanto, a contribuição de Alfred Binet ao desenvolvimento da psicologia das diferenças individuais consiste nos seguintes aspectos: – seu interesse básico pelo tema; – a ênfase que coloca no estudo das funções superiores, dos processos complexos do psiquismo, contraposta ao elementarismo e à simplicidade da perspectiva de Galton ou de J. M. Cattell; – sua insistência na necessidade de uma renovação metodológica. Nesse sentido, defende os testes mentais e uma concepção prática do exame psicológico. A escola francesa depois de Alfred Binet: Binet morreu prematuramente, e seu projeto de pesquisa ficou sem uma continuidade pessoal clara. Contudo, após sua morte, Henri Pieron encarregou-se do Laboratório de Psicologia de Paris e resgatou o legado que ele deixou. REFERÊNCIAS Anastasi, A. (1958). Psicología Diferencial. Madrid: Aguilar, 1967. Binet, A. e Henri, V. (1895). La psychologie individuelle. Année Psych., 2, 411-463. Binet, A. e Simon, Th. (1905). Métodos nuevos para el diagnóstico del nivel intelectual de los subnormales. In J.M. Gondra (comp.), La Psicología Moderna. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1982. CARMEN FLORES-MENDOZA, ROBERTO COLOM & COLS. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pdfcoffee.com/introduao-a-psicologia-das-diferenas-individuais-pdf-free.html&ved=2ahUKEwjMzf_Lq-bzAhWAqJUCHTZOCjg4ChAWegQIAhAB&usg=AOvVaw0FF26U4IpC8JmNjy4MBaak