SóProvas


ID
3656092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.


Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

Alternativas
Comentários
  • Após 1950, muitos países do mundo, incluindo o Brasil, introduziram a Revolução Verde, medida essa que tinha como único objetivo intensificar a oferta de alimentos.

    Esse nome é derivado de grandes evoluções tecnológicas que favoreceram a mecanização e modernização de todo o processo produtivo agrícola, além dos implementos, foi implantada no campo uma série de técnicas de cultivo, utilização de insumos como defensivos, fertilizantes entre outros, sem contar o surgimento de plantas modificadas geneticamente imune de pragas e adaptadas aos mais distintos climas do mundo.

    Apesar do emprego de diversas tecnologias que desencadeou um aumento na oferta de alimentos, a Revolução Verde não resultou em respostas positivas em relação à sua proposta inicial, seus objetivos são muito questionados.

    As conseqüências do aumento significativo na produção de alimentos ocasionaram também um crescimento geométrico na fome.

  • Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

  • Foi a Revolução Verde, a partir de meados da década de 1960, a grande responsável pelo processo de modernização da agricultura brasileira. Apesar das inúmeras vantagens para o consumidor, porém, acadêmicos apontam que esse novo padrão de desenvolvimento econômico gerou desemprego para o homem do campo e a diminuição da renda destes trabalhadores. Até hoje, como sabemos, o agronegócio brasileiro é caracterizado por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadores.

    Resposta: Certo

  • O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde. A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.
  • REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    _________

    Bons Estudos.

  • Revolução Verde.

    CONCEITO: É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), sementes geneticamente modificadas, mecanização e redução do uso de mão-de-obra.

    CONTEXTO HISTÓRICO: A introdução destas técnicas em países subdesenvolvidos provocou um aumento brutal na produção agrícola. Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção.

    Essa chegou ao Brasil no Regime Militar, em 1964, e se tornou um dos pilares do “milagre econômico”. O desenvolvimento proporcionou a abertura de agências voltadas para o trabalho agrícola, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fundada em 1973.

    CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS: A partir da década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com o aumento da fronteira agrícola e a disseminação de culturas em que o país é atualmente RECORDISTA mundial de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.

    CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS

    1. Esgotamento do solo
    2. Erosão
    3. Alteração do ecossistema para a implantação da lavoura
    4. Desmatamento
    5. Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.
  • GABARITO CERTO

    Revolução verde:

    www.youtube.com/watch?v=yTBXvjrmj90&t=1s

  • Sim, revolução verde como uma GLOBALIZAÇÃO INDUSTRIAL no campo, MECANIZAÇÃO, isso consequentemente gera desempregos, homens substituídos por máquinas.

    GAB C

    PMAL 2021 PERSEVERE

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Revolução verde

    • prejudicou a agricultura familiar
    • desencadeu a desemprego dos trabalhadores informais
    • contribuiu para o exôdo rural
  • Pontos positivos e negatvos

  • Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

    Revolução Verde apresentou como principal característica o uso de técnicas modernas de cultivo e produção agrícolas baseadas no emprego da tecnologia nas diversas escalas produtivas. O principal objetivo desse modelo de produção é aumentar a produtividade.

    Revolução Verde trouxe inúmeros problemas para o meio ambiente. Com o desmatamento para cultivo, veio também o surgimento de pragas e utilização de agrotóxicos, fungicidas, entre outros produtos. Desta forma, houve uma alteração e contaminação em todo o ecossistema – solos, rios, animais, vegetais.

  • Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm#:~:text=Entre%20os%20efeitos%20da%20mecaniza%C3%A7%C3%A3o,meio%20natural%20em%20espa%C3%A7o%20geogr%C3%A1fico.

  • Diversificou a produção?
  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre a Revolução Verde e seus impactos sociais.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato compreenda o que foi a Revolução Verde e quais foram os impactos que ela causou no meio agrário rural.
    A Revolução Verde aqui no país, foi um processo que ocorreu na década de 1970 trazendo uma intensa modernização agrícola na estrutura agrária brasileira. Entre as inovações tecnológicas podemos citar as máquinas agrícolas (como tratores, colheitadeiras e pivôs centrais), agrotóxicos, fertilizantes e sementes transgênicas.
    Com essa intensa transformação, tivemos um elevado aumento da produtividade agrícola em razão das inovações tecnológicas trazidas por esse processo. Mas esse aumento da produtividade se deu por conta da alteração produtiva que o campo brasileiro passou. Com os tratores a terra foi preparada e arada com maior eficiência, com as colheitadeiras as produções foram colhidas mais rapidamente, com os pivôs centrais as irrigações ficaram mais rápidas e dinâmicas.
    Com isso, muitos trabalhadores que faziam essa mesma função de maneira rudimentar, foram substituídos pelas máquinas,  levando ao processo chamado desemprego estrutural, uma vez que esse maquinário agrícola realizava de maneira mais eficiente os trabalhos rurais, além de gerar uma economia com salários e gratificações a esses camponeses, que desempregados não tiveram outra opção além de migrarem para as grandes cidades em busca de novas oportunidades de vida.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Substituição do homem pela máquina.