SóProvas


ID
3656095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.


Agropecuária, indústria e serviços são setores que não se articulam na economia do Brasil contemporâneo, mas que se encontram inseridos na vanguarda da revolução técnico-científico-informacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO.

    A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

    Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação, como: Informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética etc.

  • O texto de apoio aborda aspectos geográficos da evolução técnica humana e suas relações com o território. O enunciado pede para julgar a afirmativa com base em aspectos sociais e econômicos do território brasileiro.

    Análise da afirmativa:

    A afirmativa é bastante contraditória em suas partes. Não há como um conjunto de atividades como a agropecuária, indústria e serviços serem vanguarda da revolução técnico-científico-informacional sem serem extremamente articulados uns aos outros na economia, já que tal articulação é característica básica de economias modernas inseridas no meio técnico-científico-informacional. Afirmativa errada. 

    Gabarito do professor: Errado.

  • Errado.

    Agropecuária, indústria e serviços são setores que se articulam na economia do Brasil contemporâneo. Há uma relação de complementaridade, de sinergia e de interdependência entre esses setores. Produtos agropecuários, oriundos do setor primário, são beneficiados pelo setor secundário da agroindústria. São transportados até os mercados consumidores, onde são comercializados, fazendo parte do setor terciário. Tratores, colheitadeiras, máquinas diversas, agrotóxicos, fertilizantes, etc, são produzidos pela indústria para a produção agrícola. Os bancos financiam a produção.

    Esses são alguns exemplos que mostram a dinâmica interligada dos três setores da economia. A agropecuária é a base para toda a cadeia produtiva denominada de agronegócio, profundamente inserida no meio técnico -científico -informacional. Cada vez mais a ciência faz novas descobertas, que a tecnologia transforma em produtos mais modernos e novos produtos. Exemplo é a produção de commodities. Muita aplicação do conhecimento científico e de tecnologia em cada etapa do planejamento do plantio até a colheita e o armazenamento da produção.