-
O cultivo de cana-de-açucar vem crescendo no cerrado nos ultimos 15 anos
-
A expansão do setor sucroalcooleiro, com crescimento na última década de 379% da área plantada na região Centro-Oeste, passou a exigir o desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao manejo da cana-de-açúcar no Cerrado. (EMBRAPA).
Produto de peso na economia brasileira no período colonial, a cana-de-açúcar hoje está presente em todo o território brasileiro, movimentando a economia de pequenos produtores rurais e das indústrias do açúcar e do combustível. Apesar dessa presença nacional, é o Cerrado paulista que concentra 1/3 da área cultivada de cana do país.
Ao longo do tempo, as plantações de cana se expandiram das áreas tradicionais de cultivo da costa nordestina e do Norte Fluminense (RJ) em direção aos planaltos do Rio Paraná, incluindo o Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o sul do Mato Grosso do Sul. Em todas essas áreas, como em São Paulo, o ciclo de produção é altamente mecanizado.
Fonte:
-
Gabarito''Certo''.
A produção de cana-de-açúcar é um dos cultivares que tem pressionado a expansão agrícola sobre o Cerrado desde a década de 70 quando foi criado do Proálcool. Após a queda de produção na década de 1980, sua produção tornou a crescer na primeira década do século XXI em função da produção de carros do tipo biocombustíveis. Apesar de São Paulo ser o maior produtor de álcool do Brasil, tem ganhado destaque a produção de cana-de-açúcar no oeste de Minas Gerais, em Goias e Mato Grosso do Sul, regiões onde predominam vegetação típica de Cerrado.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
Um relatório divulgado em 2007, pelo Programa de Meio Ambiente da ONU, afirma que o cultivo de lavouras para a produção de etanol representa uma ameaça à biodiversidade do cerrado brasileiro.
Segundo o relatório Panorama do Meio Ambiente Global:
"O Brasil espera dobrar a produção de etanol, um biocombustível 'moderno', nas próximas duas décadas. (...) Para produzir matéria-prima vegetal suficiente para alcançar esses objetivos, a área cultivada está crescendo rapidamente (...). O crescimento das fazendas coloca em risco regiões ecológicas inteiras, como o cerrado."
Resposta: Certo
-
https://www.youtube.com/watch?v=yTBXvjrmj90
-
massa mesmo é ter aqui no estado do MT uma das maiores usinas de cana de açúcar, produtoras de Álcool, e ter o álcool a R$3,50.
-
Toda vez que vejo data, como essa, respondo com uma mão e a outra não passa nada kkk
-
O brasileiro é muito "bonzinho" mesmo, pois aceita de forma "mansa, omissa e muda" a exploração feitas pelas refinarias e postos de combustíveis.
Somos alto-suficiente na produção de combustíveis fósseis e biodegradáveis, mas mesmo assim pagamos os mais altos preços do mundo.
Só aqui em Patos-PB a gasolina tá custando 5,50 e o etanol 4,40 - 19/03/2021.
Brasil véi sem jeito!
-
O CERRADO(MG, MTS e GO) destacou-se, pois antes o Sudeste que era brabo
O cerrado veiio investiu pesado na cana e ganhou destaque, principalmente quando a crise do petroleo bateu e o brasil investiu em ETANOL ALCOOL, vindo da CANA
GAB C
PMAL2021 - PERSEVERE
-
A partir de 2005, o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis tornou-se um novo fator de transformação da paisagem do cerrado.
CERTO
- Cerrado geralmente é bem representado pela região CENTRO-OESTE;
- Cultivo de cana-de-açúcar é algo novo no CO (algo que já tinha muito no Nordeste)
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."
-
Atualmente sou do estado de Mato Grosso do Sul, e toda viagem que faço, são filas e filas de caminhões com cana-de-açúcar, soja e milho.
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre a expansão da produção de cana-de-açúcar no bioma Cerrado.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como se deu o cultivo de cana-de-açúcar no Cerrado, e constatar se houve ou não um aumento da produção no bioma.
A preocupação com a questão energética no Brasil não é recente e já perdura por algumas décadas. Na década de 1970, por exemplo, a OPEP (organização internacional que reúne os principais exportadores de petróleo) aumenta o preço do barril do petróleo após a descoberta que o recurso natural não era renovável, causando uma intensa desestabilização na economia de vários países do mundo, entre eles o Brasil. Além disso, na década de 1990, especificamente na Guerra do Golfo, um conflito que envolveu o Iraque, o Kuwait e os EUA levou a uma crise do petróleo, uma vez que iraquianos incendiaram poços de petróleo no país vizinho logo após serem expulsos pelas tropas estadunidenses no território, causando uma diminuição na produção e afetando o preço do barril novamente.
Tudo isso, levou a uma preocupação em encontrar novas fontes energéticas e formas de obtenção de combustível, devido a instabilidade do preço do petróleo no mercado internacional.
Frente a essa preocupação, o governo brasileiro, em 1975, criou a Proálcool (Programa Nacional do Álcool) com o objetivo de intensificar a produção de etanol para amenizar a grande dependência do país em relação ao petróleo.
Em 2003, uma nova crise na produção de petróleo somada ao seu encarecimento, fez com que muitas montadoras de carro produzisse automóveis com motor flex, ou seja, que funcionavam a base de etanol e gasolina. Isso levou a uma maior demanda no setor sucroalcooleiro, e estimulou o governo a produzir mais cana-de-açúcar voltada para a produção do etanol.
Tendo em vista esse aumento de demanda, o governo brasileiro incentivou a produção de cana no Cerrado a partir de 2005. Entre os fatores que levaram a expansão do cultivo da cana no bioma estão a elevada produtividade que o bioma vinha tendo, sobretudo na produção de grãos (soja e café), e o clima tropical presente no Cerrado que era bastante favorável para a produção. Isso ocasionou em um considerável crescimento de usinas sucroalcooleiras na Região Centro-Oeste voltadas para a produção de etanol.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.