SóProvas


ID
3656515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

           Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
          A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.

Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno de
análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.


A literatura indianista brasileira, que tematiza o indígena, suas práticas e mitologias, é parte importante da literatura brasileira, desde sua formação até a contemporaneidade, ao passo que as literaturas indígenas do Brasil, tanto orais quanto escritas, têm suas origens no reconhecimento político dos povos indígenas a partir do período da redemocratização, na segunda metade da década de 80 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX. Portanto, pode-se notar uma divergência entre a data apresentada na questão e a data real do indianismo na literatura, fazendo a questão se tornar errada.

  • Que rai de Prova é essa, pqp

  • Segundo a professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Janice Cristine Thiél, especialista em literaturas indígenas brasileiras e doutora pela Universidade Federal do Paraná, a produção de textos por indígenas floresceu na década de 1990 e entrou neste século como movimento literário reconhecido. 

  • Mermão... respondendo qq coisa pra sair da lista de não resolvidas.

  • UMA DICA Q EU DOU É QUANDO A QUESTÃO E ESTRANHA MARQUE ERRADA.

    E ESSAS DE PORTUGUÊS, ESTÃO A MAIORIA ERRADAS...

  • Só eu acho que essas questões nada tem a ver com interpretação de texto?

    Isso é LITERATURA!

    Coloca a classificação correta, QC!

    Essas questões não caem pra agente de sei lá o que ou pra analista seja lá do que for. Poupem nosso tempo, QC.

    Façam isso pra ver se eles consertam: Notificar Erro > Classificação Errada > Enviar

  • Essa sequência de questões tá assim: o que eu marco errado é certo e o que eu marco certo é errado.

  • A literatura indianista brasileira, que tematiza o indígena, suas práticas e mitologias, é parte importante da literatura brasileira, desde sua formação até a contemporaneidade, ao passo que as literaturas indígenas do Brasil, tanto orais quanto escritas, têm suas origens no reconhecimento político dos povos indígenas a partir do período da redemocratização, na segunda metade da década de 80 do século passado.

  • isso é literatura e nao interpretação de texto. o QC precisa melhorar esses filtros, pelo amor!!

  • Exatamente..

    Questões sobre a história da literatura brasileira e literatura brasileira propriamente ditas.

  • É história misturada com interpretação.

  • Prova de professor de educação básica. São itens específicos que não estão no edital. Só acerta quem cursou letras.

  • esses estagiarios de português tão trolando
  • Questão de literatura pura mas quem souber interpretar presta atenção que o índio jamais foi reconhecido até hj.

  • A questão está além da Literatura e alcança a interpretação textual a partir das inferências. Na afirmativa fala-se "que as literaturas indígenas do Brasil, tanto orais quanto escritas, têm suas origens no reconhecimento político dos povos indígenas a partir do período da redemocratização". As lendas só surgiram com a redemocratização? Não. Existiam desde ante da chegada dos colonizadores.

  • "O período chamado de “redemocratização” compreendeu os anos de 1975 a 1985, entre os governos dos generais Ernesto Geisel e João Figueiredo e as eleições indiretas que devolveram o poder às mãos de um presidente civil." Fonte:

    "Segundo a professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Janice Cristine Thiél, especialista em literaturas indígenas brasileiras e doutora pela Universidade Federal do Paraná, a produção de textos por indígenas floresceu na década de 1990 e entrou neste século como movimento literário reconhecido." Fonte: