SóProvas


ID
3656548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

            No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.

          O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.


Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.


Na galeria de personagens distorcidos do Naturalismo brasileiro encontra-se Bentinho — o narrador de Dom Casmurro, de Machado de Assis —, cuja personalidade é definida no texto a partir de determinismos raciais e geográficos.

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    O estilo literário de Dom Casmurro é o Realismo é um estilo de época da segunda metade do séc. XIX, marcado por uma forte oposição às idealizações românticas. Assim, as personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando-se as temáticas do adultério, dos interesses econômicos, da ambição desmedida, da dissimulação e da vaidade etc.

    Essa informação não está no texto. Penso que essa questão tem itens específicos e leitura obrigatória além do texto apresentado, e esses pre requisitos devem constar no edital do cargo de professor.

  • Isso é LITERATURA BRASILEIRA, não é português para concursos, tanto que a informação nem está no texto

  • Jade isse tudo.

  • Sem texto... Isso ai é prova de VESTIBULAR

  • Coloquei filtro CESPE para concursos e me vem uma questão dessa

  • Eu queria questão nível Cesp, isso ai é nível ensino fundamental

  • Interessante, muitos desprezando a questão, Eu não respondi, porque não sabia e quase 40% dos que responderam ,erraram.

  • O TEXTO:

    No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.

    O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum

    A QUESTÃO:

    Na galeria de personagens distorcidos do Naturalismo brasileiro encontra-se Bentinho — o narrador de Dom Casmurro, de Machado de Assis —, cuja personalidade é definida no texto a partir de determinismos raciais e geográficos. - GAB. ERRADO

    MINHA OBSERVAÇÃO:

    Note que o texto fala do Realismo e do Determinismo, fala que os escritores se influenciavam pela PAISAGEM e tinham preferência pelos AMBIENTES URBANOS. (Determinismo Geográfico).

    O texto nada fala de determinismo racial.

    DEFINIÇÕES:

    Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. (Fonte: Brasil Escola)

    Ganhava força o determinismo racial, teoria criada na segunda metade do século 19 por cientistas europeus. Para eles, a raça determinava as características físicas, o caráter e o comportamento dos indivíduos. A preservação de “tipos puros” seria o remédio contra a degeneração racial e social causada pela mistura de raças. Temiam as características físicas e psicológicas do mestiço, até então desconhecidas. Acreditavam que a miscigenação poderia inviabilizar o Brasil como nação. (Fonte: Rede Brasil Atual - Revista do Brasil, Edição 112).

  • Faz sentido, a prova é para professor de português. A banca pode se adaptar à finalidade do concurso e profissão.

  • eu não consegui entender o que a questão pedia. Errei.

  • Virou ensino médio? Primeira vez que vejo um ngc desse no Cespe.

  • Essa questão provavelmente é de algum concurso com literatura obrigatória.

    Para quem leu o livro, claramente, bentinho é como descreve a questão o que levaria o candidato errar por extrapolação pois as informações não constam no texto ou no mínimo geraria uma confusão. Mas quem não conhece, vai colocar "errado" simplesmente por não fazer sentido, vai observar que no texto não há "Bentinho" e achar que é uma questão fácil

  • Isso aí tá mais pra Literatura do que pra Português...

  • GENTE, não esqueçam que vcs estão lidando com uma prova voltada para PROFESSOR DE PORTUGUÊS, logo há questões de literatura nesta prova. Não se prendam a isso.

  • Machado era do Realismo, e não do Naturalismo.

  • Realismo : Machadão

    Realismo : Aluízio

  • Mas gente não to entendendo a furia do pessoal, literatura não é português tbm não?

  • Houve extrapolação no comando da questão em relação ao texto.