-
Gabarito: Certo.
Porém, atualmente a menor pressão antrópica é verificada no Rio Preto, uma vez que no Rio Maranhão há escoamento de chorume do aterro sanitário de Planaltina, além de receber o esgoto tratado nas proximidades de sua nascente. Já o Rio São Bartolomeu é o Tietê de Brasília, devastado pela falta de higiene e crescimento populacional. Quanto ao rio Descoberto, ele é responsável por mais de 60% do abastecimento de água no DF.
-
Isso eh questão para Geógrafos... Nao para conhecimentos sobre o DF...
-
Questão difícil, mas se souber mais ou menos onde se localiza pelo menos dois rios dá pra acertar.
-
Minha contribuição.
Hidrografia do Distrito Federal
O Distrito Federal está localizado no Planalto Central do Brasil, onde se localizam as cabeceiras de afluentes de rios de grandes bacias hidrográficas brasileiras: o rio Maranhão (afluente do rio Tocantins), o rio Preto (região da bacia hidrográfica do rio São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (região da bacia hidrográfica do rio Paraná). Sua rede de drenagem, na qual predominam os cursos d’água perenes, é constituída de sete bacias hidrográficas, que alimentam as bacias das regiões hidrográficas: São Bartolomeu, Lago Paranoá, Preto, Descoberto, Maranhão, Corumbá e São Marcos. A bacia do rio São Bartolomeu é a que se destaca por possuir a maior área, com aproximadamente 50% da área total do DF, e nasce ao norte e corre no sentido norte/sul, drenando todo o seu trecho central.
A rede hidrográfica do Distrito Federal não oferece condições de navegabilidade; no entanto, possui a 3ª maior frota registrada no Brasil de lanchas, barcos e embarcações náuticas que navegam no lago Paranoá (cerca de 31.000 embarcações registradas na Capitania Fluvial do Distrito Federal). Atualmente, essas bacias passam por um forte processo de degradação devido a dois aspectos diretos: a utilização excessiva da agropecuária e a ocupação irregular do solo para fins urbanos.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Questão aí é quando aprendemos a fazer prova. Creio que pelo texto infere que os demais rios são os mais utilizados, os que vem sofrendo maior incidência humano. Restando o Rio Maranhão.
Bom aplicar isso quando não se sabe!
-
Pra passar em prova temos que entender de atracaçao de navio a cruzamento de muriçoca, eu lá sei onde fica esses rios Affff , isso é coisa pra Geólogo !!!
-
Eu sabia essa, mas com laranjas.
-
foca mais
-
Na hora da prova deixaria em branco
-
RECURSOS HÍDRICOS
Rios São Bartolomeu e Descoberto (região da bacia hidrográfica do rio Paraná): Demanda excessiva e poluição recebem pressão em virtude da expansão de núcleos urbanos consolidados.
São Bartolomeu: Demanda excessiva e poluição recebem influências de condomínios residenciais/ possue a maior área, com aproximadamente 50% da área total do DF,
Rio Preto (região da bacia hidrográfica do rio São Francisco): Demanda excessiva e poluição recebem pressão da agricultura irrigada.
Rio Maranhão (afluente do rio Tocantins): tem sofrido menor pressão antrópica até o momento.
· Rede de drenagem:
Predominam os cursos d’água perenes
Constituída de sete bacias hidrográficas: São Bartolomeu, Lago Paranoá, Preto, Descoberto, Maranhão, Corumbá e São Marcos.
Rede hidrográfica do Distrito Federal: possui a 3ª maior frota registrada no Brasil de lanchas, barcos e embarcações náuticas que navegam no lago Paranoá
-
Bem vindos ao final, agora voltem para o inicio e estudem novamente