SóProvas


ID
3662893
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2018
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel estabeleceu os requisitos mínimos de qualidade que o mel destinado ao consumo humano deve cumprir. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    .

    Instrução Normativa Nº 11, de 20 de Outubro de 2000

    2.1. Definição: Entende-se por mel, o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colméia.

    .

    B) O mel unifloral e melato possuem a mesma definição.

    Mel unifloral ou monofloral: quando o produto proceda principalmente da origem de flores de uma mesma família, gênero ou espécie e possua características sensoriais, físico-químicas e microscópicas próprias.

    2.2.1.2. Melato ou Mel de Melato: é o mel obtido principalmente a partir de secreções das partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que se encontram sobre elas.

    .

    C) Mel cristalizado ou granulado não deve ser utilizado para consumo humano.

    Não existe restrição de consumo. 2.2.3.4. Mel cristalizado ou granulado: é o mel que sofreu um processo natural de solidificação, como conseqüência da cristalização dos açúcares.

    .

    D) O mel é uma solução concentrada de açúcares com predominância de glicose e frutose, adicionados após a mistura com a cera da abelha.

    4.1. Composição: O mel é uma solução concentrada de açúcares com predominância de glicose e frutose. Contém ainda uma mistura complexa de outros hidratos de carbono, enzimas, aminoácidos, ácidos orgânicos, minerais, substâncias aromáticas, pigmentos e grãos de pólen podendo conter cera de abelhas procedente do processo de extração.

    4.1.1. O produto definido neste regulamento não poderá ser adicionado de açúcares e/ou outras substâncias que alterem a sua composição original.

    .

    E) A fermentação do mel consiste em uma etapa da fabricação do mel.

    4.2.2.3. Deterioração Fermentação: O mel não deve ter indícios de fermentação.