SóProvas


ID
3664174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2007
Disciplina
Estatística
Assuntos

Todo mundo acha que a escola pública é ruim, que a particular é cara e que a mensalidade é fundamental na hora de escolher a instituição. Mas uma pesquisa inédita, realizada pelo Datafolha, mostrou que os pais com filhos em colégios da cidade de São Paulo contrariam a maioria desses pressupostos. Na visão dos pais ouvidos pelo Datafolha, a escola de seus filhos está aprovada: 72% consideram que ela é boa ou ótima. Os restantes 28% consideram que a escola é regular, ruim ou péssima. Quando o universo se restringe às escolas particulares, a aprovação é ainda maior: 94% dos pais as consideram como boas ou ótimas. A pesquisa solicitou que os pais dessem uma nota para as escolas de seus filhos, em uma escala de zero a dez. A nota média atribuída às escolas particulares foi 8,4. Pode-se considerar uma surpresa a avaliação positiva também das escolas públicas, que obtiveram 7,7 de média. O levantamento foi realizado por amostragem estratificada em lista telefônica residencial com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população residente na cidade de São Paulo, possuidora de telefone fixo, que tenha filhos em escolas particulares ou públicas é tomada como o universo da pesquisa. Nesse levantamento, foram entrevistadas 300 pessoas, dos quais 150 são pais de filhos de escolas públicas e 150 são pais de filhos em escolas particulares. A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de seis pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Folha de S.Paulo, 28/9/2003 (com adaptações). 

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item subseqüente.

Embora o texto afirme que a pesquisa contraria a tese de que a escola pública é ruim, não se pode afirmar que a maioria dos pais de filhos de escola pública a consideram como boa ou ruim. Quando o universo se restringe às escolas públicas, a aprovação é aleatória: 50% dos pais as consideram como boas ou ótimas e 50% as consideram como ruins ou péssimas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: C

    Nosso universo amostral é de 300 pais (150 pais de alunos de escolas públicas e 150 pais de alunos de escolas privadas).

    Percebam que a questão só explicita o percentual de satisifação dos pais de alunos de escolas privadas (94% acham bom ou ótimo e, por consequência, 6% acham regular, ruim ou péssima) e também nos informa o percentual de satisfação geral (72% dos 300 pais acham bom ou ótimo e, por conseqûencia, 28% acham regular, ruim ou péssimo).

    O que precisamos fazer é descobrir nosso universo amostral de pais de alunos de escola pública:

    72% de 300 = 216 pais (bom ou ótimo de ambos os tipos de escola)

    28% de 300 = 84 pais (regular, ruim ou péssimo de ambos os tipos de escola)

    94% de 150 = 141 pais (bom ou ótimo de particulares)

    6% de 150 = 9 pais (regular, ruim ou péssimo de particulares)

    Vamos subtrair o número de pais de alunos de escolas particulares do total de pais que responderam à pesquisa para descobrirmos as respostas dos pais de alunos de escolas públicas:

    216 - 141 = 75 pais (bom ou ótimo de públicas)

    84 - 9 = 75 pais (regular, ruim ou péssimo de públicas)

    Como o número de pais que de alunos de escolas públicas que responderam com as duas opções é igual, a aprovação é de 50% para cada.

    Abraço!

  • Galera cespe é cespe mesmo. Posso estar enganado mas a pegadinha está em afirmar que exatamente 95 levantamentos ao invés de "uma amostra possui 95% de chance(probabilidade)" ou "o número mais provável seria"... mas eu errei tb kkk

  • Galera cespe é cespe mesmo. Posso estar enganado mas a pegadinha está em afirmar que exatamente 95 levantamentos ao invés de "uma amostra possui 95% de chance(probabilidade)" ou "o número mais provável seria"... mas eu errei tb kkk

  • Folha de S.Paulo, 28/9/2003 (com adaptações). dava para ter matado por aqui também, adaptações não é certeza, mas um bom indício.

  • CORRETO

    Chamarei apenas de boa e ruim para poupar palavras e para facilitar:

    boa ou ótima= Boa

    ruim ou péssima= Ruim

    -------------------------------------------------------------------------------

    Percentual de aprovação geral entre públicas e particulares:

    Total =300

    72% = boa = 216

    28% = Ruim =84

    216 +84=300 Ok ( são eventos complementares têm que dar os 100% )

    Apenas particulares:

    Total=150

    94% = boa = 141

    6%= ruim=9

    141+9=150 ( 100% ok)

    --------------------------------------

    Concluímos que:

    Total abaixo se refere ao total da avaliação boa e o total da avaliação ruim no geral calculado acima;

    Total - particular = pública

    Boa = 216 -141=75=pública

    Ruim= 84-9=75=pública

    Probabilidade = quero/total:

    Pública:

    Boa= 75/150=0,5

    Ruim=75/150= 0,5