SóProvas


ID
3665761
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2014
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a RDC n° 50/2002, o zoneamento dos ambientes funcionais dos EAS, segundo sua sensibilidade a risco de transmissão de infecção, é uma providência importante. Nos projetos de arquitetura, projetar, nesses ambientes de maior nível de criticidade, barreiras físicas que ajudem a deter a transmissão das infecções é uma contribuição valiosa no controle das infecções hospitalares. São exemplos de barreiras físicas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

  • RDC n° 50/2002:

    PROJETO BÁSICO

    B.1 Barreiras Físicas

    Os vestiários em ambientes destinados à realização dos procedimentos citados têm de ser quantitativamente suficientes em relação à capacidade de atendimento dessas unidades, serem exclusivos às mesmas, dotados de lavatório(s) e de área de paramentação, além de chuveiros (c. cirúrgico e c. obstétrico), vaso sanitário. (Incluído pela Resolução-RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002)

    Barreiras físicas são estruturas que devem ser associadas a condutas técnicas visando minimizar a entrada de microorganismos externos. São absolutamente necessárias nas áreas críticas.

    As exigências de isolamento de patógenos variam de acordo com a via pela qual são eliminados. As precauções padrão procuram cobrir todas estas possibilidades e para viabilizar a operacionalização existem procedimentos de segurança e barreiras individuais (luvas, avental, máscara e óculos de proteção - EPI), assim como barreiras físicas que correspondem a alguns compartimentos do EAS em especial aos vestiários e aos quartos privativos.

      Alternativa B.

  • Não entendi esse gabarito pois lavatório é um tipo de barreira física, já os propés são barreiras individuais