"Num SIG, existem duas grandes formas de organização de um ambiente de trabalho:
•organização baseada num banco de dados geográficos (“à la dBASE”);
•organização baseada em projetos (“à la AutoCAD”).
No primeiro caso, o usuário define inicialmente o esquema conceitual associado às entidades do banco de dados geográficos, indicando para cada tipo de dados seus atributos não-espaciais e as representações geométricas associadas. Procede-se da mesma forma que num banco de dados tradicional (como o dBASEou o ACCESS), onde a definição da estrutura do banco precede a entrada dos dados. O SPRING e o MGE são exemplos de sistemas organizados como bancos de dados geográficos.
No segundo caso, o usuário define inicialmente um referencial geográfico(que delimita uma região de trabalho) e a seguir, define as entidades geográficas que compõem o projeto. O ARC/INFO, IDRISI e SGI são exemplos desta classe de sistemas."
Fonte: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/tutoriais/gis_ambiente/2modelo.pdf
Gabarito C
Para ajudar no entendimento:
Para desenvolvimento dos trabalhos, como base, pode ser observadas, a sugestão de materiais e a seqüência metodológica a seguir:
a) criação do Banco de Dados;
Deverá ser definida a área de trabalho (referencial geográfico). Para definição dessa área de trabalho, deve ser criado um projeto, ao qual será dado um nome.
Criado o projeto, devem ser definidos os modelos de dados, podendo ser criadas as seguintes categorias no modelo cadastral: Hidrografia, que contém os principais cursos d água do DF (entidades geográficas que compõem o projeto).
Fonte: file:///C:/Users/Micro/Desktop/117-Texto%20do%20Artigo-342-1-10-20170602.pdf