-
Dale Ctrl C + Ctrl V na cabeça:
1. Volume
Big Data é uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo. Pense em todos os e-mails, mensagens de Twitter, fotos e vídeos que circulam na rede a cada instante. Não são terabytes e sim zetabytes e brontobytes. Só no Facebook são 10 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos compartilhadas todos os dias. A tecnologia do Big Data serve exatamente para lidar com esse volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.
2. Velocidade
Se refere à velocidade com que os dados são criados. São mensagens de redes sociais se viralizando em segundos, transações de cartão de crédito sendo verificadas a cada instante ou os milissegundos necessários para calcular o valor de compra e venda de ações. O Big Data serve para analisar os dados no instante em que são criados, sem ter de armazená-los em bancos de dados.
3. Variedade
No passado, a maior parte dos dados era estruturada e podia ser colocada em tabelas e relações. Hoje, 80% dos dados do mundo não se comportam dessa forma. Com o Big Data, mensagens, fotos, vídeos e sons, que são dados não-estruturados, podem ser administrados juntamente com dados tradicionais.
4. Veracidade
Um dos pontos mais importantes de qualquer informação é que ela seja verdadeira. Com o Big Data não é possível controlar cada hashtag do Twitter ou notícia falsa na internet, mas com análises e estatísticas de grandes volumes de dados é possível compensar as informações incorretas.
5. Valor
O último V é o que torna Big Data relevante: tudo bem ter acesso a uma quantidade massiva de informação a cada segundo, mas isso não adianta nada se não puder gerar valor. É importante que empresas entrem no negócio do Big Data, mas é sempre importante lembrar dos custos e benefícios e tentar agregar valor ao que se está fazendo.
fonte: https://culturaanalitica.com.br/os-5-vs-big-data/
-
Então imagem é não-estruturado?
-
GAB: CERTA
- Big Data é “definido genericamente como a captura, gerenciamento e a análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados, que podem ser consultados e pesquisados através de bancos de dados relacionais.
- Frequentemente são dados obtidos de arquivos não estruturados como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs e de qualquer tipo de dados não contidos em registros típicos com campos que podem ser pesquisados”.
- OS 7V's DO BIG DATA
- Volume: grande quantidade de dados de fontes variadas.
- Velocidade: os dados passam a ser transmitidos em velocidade muito maior.
- Variedade: capacidade de analisar dados estruturados e não estruturados.
- Veracidade: necessidade de obter dados verídicos, de acordo com a realidade.
- Valor: quanto mais valiosos forem os dados, mais importantes serão.
- Viscosidade: impede a inércia (dificuldade de navegar entre o grande volume de dados)
- Viralidade: os dados se tornam "virais", se espalham rapidamente.
Questões que ajudam na resposta:
(CESPE – Agente de Polícia Federal 2018) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
(CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA
(CESPE/17) Uma big data não engloba dados não estruturados, mas inclui um imenso volume de dados estruturados suportado por tecnologias como o DataMining e o DataWarehouse para a obtenção de conhecimento a partir da manipulação desses dados. ERRADA
(CESPE - 2014 - TJ-SE) Em soluções Big Data, a análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados. CERTA
-
"a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos." ??? péssima redação!
-
CERTO
Conceitos:
“engloba todos os dados: estruturados, não estruturados, e semi estruturados.”
“é a análise e interpretação de grandes volumes de dados, complexos e incomuns.”
NÃO é utilizado para problemas triviais (comuns), como por ex: armazenar dados de uma lanchonete. (esses problemas tradicionais utiliza-se o Small Data)
________________________
3Vs
- Volume: há um grande volume de dados
- Velocidade: os dados são transmitidos muito rápidos
- Variedade: analisa diferente tipos e formatos de dados (estruturados, não estruturados, semi estruturados)
- - - - - -
5Vs (+)
- Veracidade: os dados são verdadeiros e confiáveis
- Valor: os dados têm que trazer valor para a empresa
- - - - - -
7Vs (+)
- Viscosidade: impede a inércia (dificuldade de navegar entre os dados)
- Viralidade: os dados se espalham rapidamente
_________________________
(CESPE) Em soluções Big Data, a análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados. (CERTO)
________
(CESPE) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. (CERTO)
________
(CESPE) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
________
(CESPE) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)