SóProvas


ID
3670072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2004
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Com relação à filosofia do direito, julgue o próximo item.


O utilitarismo é uma espécie de ética normativa segundo a qual se considera correta uma ação se ela colaborar para promover a felicidade, de modo que um indivíduo egoísta, por exemplo, pode ser valorizado, com base nessa proposta.

Alternativas
Comentários
  • O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

    Abraços

  • O Utilitarismo seria um desenvolvimento da teoria Hedonista sob um enfoque coletivista.

    Logo, o equivoco da assertiva está em dizer que um" indivíduo egoísta" seria valorizado. No Utilitarismo, o indivíduo e seus direitos são suprimidos em nome da coletividade. Uma ação é considerada correta se ela traz prazer/ bem para um maior número de pessoas.

    @vincitimprobus

  • GABARITO: ERRADO

    O utilitarismo é uma doutrina que avalia a moral e, sobretudo, as consequências dos atos humanos. Caracteriza-se pela ideia de que as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo, evitando assim as ações que levam ao sofrimento e a dor.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/utilitarismo