SóProvas


ID
3674671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Ecossistema pode ser definido como um conjunto de comunidades que vivem em determinada região, interagindo entre si e agindo sobre os fatores abióticos ou sofrendo a ação desses fatores, tais como água, solo, gelo, vento. O Brasil, um país tropical de dimensões continentais, possui vários ecossistemas, que se diferenciam entre si em função da topografia, clima, regime de água, entre outros. Acerca dos ecossistemas brasileiros, julgue o próximo item.


Na floresta amazônica, a exuberância das florestas ombrófilas (úmidas) que nela se desenvolvem deve-se, entre outras causas, à excelente fertilidade natural dos solos.

Alternativas
Comentários
  • Florestas ombrófilas

    Trata-se de uma formação ribeirinha ou  que ocorre ao longo dos cursos de água, ocupando os terraços antigos das . Tal formação é constituída por espécies vegetais com alturas variando de 5 a 50 metros, de rápido crescimento, em geral de casca lisa, tronco cônico e raízes tabulares.

    Nessa classe encontram-se muitas palmeiras no estrato dominado e na submata, havendo espécies que não ultrapassam os 5 metros de altura. Observam-se também algumas plantas não lenhosas na superfície do solo. Em contrapartida, a formação apresenta muitos   e , além de um grande número de  e poucos .

  • Solos da Amazônia não são naturalmente férteis.

    A fertilidade do referido solo se deve a camada de matéria orgânica superficial.

  • Errado. A causa da ocorrência, entre outras, é o clima quente e úmido.

  • Há uma falsa correlação entre a grande diversidade de espécies contida na floresta amazônica e a fertilidade do seu solo. A floresta amazônica possui o  solo de baixa fertilidade. O  grande “segredo” desta floresta é que ela consegue ciclar grande parte dos seus nutrientes, fazendo que os mesmo retornem para toda a biota.