SóProvas


ID
3675517
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Viveiros florestais são áreas com um conjunto de benfeitorias e utensílios, em que se empregam técnicas visando obter o máximo da produção de mudas. A implantação do viveiro deve ser feita após uma análise cuidadosa do local onde será instalado, tendo-se em conta diferentes aspectos que, ajustados entre si, formarão as condições de um bom desenvolvimento. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A) a principal doença em viveiros florestais é o dumping-off ou tombamento, causado por (fungos - ataca os tecidos tenros da radícula e do caulículo) insetos que habitam o substrato e atacam a radícula, destruindo as sementes, ou depois da emergência das sementes, atacando as raízes e o colo.

    B) na irrigação dos canteiros de semeadura e das mudas em estágio inicial de desenvolvimento, as regas devem ser menos (mais) freqüentes do que para as mudas já desenvolvidas, pois essas consomem maiores quantidades de água. (fonte: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Manualdeproducaodemudasemviveiros.pdf)

    C) todo canteiro deve ser protegido com sombrite e/ou plástico até 30 dias após a germinação das sementes, principalmente no caso das espécies pioneiras, que são mais intolerantes (tolerantes) à luz.