Errei essa questão. Não sei se meu raciocínio está correto, mas parece que a questão pede uma situação que gere perda de interceptação, e outra situação que gere ganho de interceptação, em ecossistemas de altas montanhas.
Floresta de produção: em geral, monoculturas de espécies estranhas à nativa, voltadas para a produção econômica
Floresta nativa: própria do lugar de origem; mais facilmente adaptam-se ao manejo e balanço hídrico da bacia.
a) Se a floresta de produção for plantada e cortada em toda a bacia, haverá somente perda de interceptação. errado
b) Se a floresta de produção é plantada e mantida em várzeas e encostas; poderá haver ou somente perda de interceptação (caso esta floresta de produção não adapte-se ao balanço hídrico, o que é o esperado), ou somente ganho de interceptação (caso esta floresta de produção adapte-se melhor que a nativa ao balanço hídrico, o que é bem pouco provável).
errado
c) Se a floresta de produção é substituída pela de conservação, haverá somente ganho de interceptação.
errado
d) Se a floresta de produção é plantada na bacia (perda de interceptação), e a floresta nativa conservada nas encostas (ganho de interceptação), teremos o que pede a questão, uma situação de perda e/ou ganho do balanço hídrico. Tal alternativa de conservação pode ser considerada uma medida mitigadora de conservação ambiental, por parte dos empreendedores das florestas produtivas, como forma de amortizar o impacto ambiental na bacia.
certo
e) Se a nativa é completamente substituída por agricultura, haverá somente perda de interceptação (e bastante alta, pois se trata de impacto altíssimo no solo da bacia hidrográfica)
errado