A questão trata do Modelo Par-a-Par e, não, do Modelo Cliente/Servidor.
1.2.2.1 Rede Par-a-Par
Também chamada de Rede Ponto-a-Ponto, é o modelo de rede mais simples de ser montado. Nesse modelo, todas as máquinas podem compartilhar dados e periféricos umas com as outras. Essas redes são comuns em residências e entre filiais de empresas, porque demandam um baixo custo, são facilmente configuráveis e possibilitam altas taxas de velocidade de conexão.
As máquinas estão ligadas umas com as outras de uma maneira bem simples, compartilhando recursos e sem hierarquia – todas as máquinas são iguais, por isso são chamadas de pares. Uma máquina pode fornecer um recurso (Ex: um PDF) para a outra, que pode fornecer outro recurso de volta. Nesse tipo de rede, todas as máquinas oferecem e consomem recursos uma das outras, logo todas são eventualmente clientes, eventualmente servidoras.
1.2.2.2 Rede Cliente/Servidor
É um modelo de redes mais complexo, porém mais robusto e confiável. Nesse modelo, existe uma máquina especializada, dedicada e geralmente remota, respondendo rapidamente aos pedidos vindos dos demais computadores da rede – o que aumenta bastante o desempenho de algumas tarefas. É a escolha natural para redes grandes, como a Internet – que funciona tipicamente a partir do Modelo Cliente/Servidor.
As máquinas estão todas ligadas a uma única máquina, hierarquicamente diferente. Ao contrário do que ocorre nas redes par-a-par, os computadores que funcionam como clientes não fornecem recursos e serviços aos outros computadores da rede. Existem diversos tipos de servidores, como por exemplo: servidor de impressão, servidor de e-mails, servidor de arquivos, servidor de comunicação, servidor de banco de dados, etc.