SóProvas


ID
3697762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2011
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das mudanças de procedimentos contábeis introduzidas pela Lei n.º 11.638/2007 e pelos pronunciamentos do CPC, julgue o item subsecutivo.

 A demonstração de origens e aplicações de recursos deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC, que deve ser construída apenas pelo método indireto.

Alternativas
Comentários
  • sera que o qconcursos não tem um professor de contabilidade ?

  • Gabarito: Errado

    .

    A questão está correta ao dizer que a Demonstração de origens e aplicações de recursos - DOAR deixou de ser obrigatória tendo sido substituída pela Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC, porém a DFC será pelo método direto.

  • Na lei 11.638 a DOAR passou a ser optativa, sendo substituída pela DFC. O erro está na segunda parte na palavra APENAS.

    Pois existem dois métodos: Direto e Indireto.

    Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

    • Apresenta a variação financeira por meio das entradas e saídas de dinheiro que afetaram a conta caixa e o equivalente ao caixa de uma empresa (disponível);

    • É obrigatória para todas as sociedades anônimas de capital aberto e para todas as sociedades anônimas de capital fechado com o patrimônio líquido igual ou maior que dois milhões de reais na data do balanço;

    • Apresenta o fluxo de caixa por atividades: operacional, financiamento e investimento;

    • Pode ser apresentada pelo método direto ou indireto;

    • Demonstração auxiliar e é dinâmica.

    A DFC pode ser elaborada pelo método direto ou pelo método indireto. A menos que norma, interpretação ou comunicado técnico permita ou exija de outra forma, informação comparativa deve ser divulgada com respeito ao período anterior para todos os valores apresentados nas demonstrações contábeis do período corrente.

    Prof. Claudio Zorzo- PDF Gran

  • Essa eu sei kkkk
  • Existem dois métodos:

    Método Direto

    Por este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.

    Método Indireto

    O método indireto consiste na demonstração dos recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro líquido, ajustados pelos itens que afetam o resultado (tais como depreciação, amortização e exaustão), mas que não modificam o caixa da empresa. 

  • Devedoras -> Aplicações (Ativo e Despesas)

    Credora -> Origens ( PE, PL e Receitas)

    Ao final de cada período contábil, a companhia fará as seguintes demonstrações, com o objetivo de fornecer informações aos seus usuários.

    Refleti o patrimônio da empresa no final de cada período, ele mostra o momento da empresa.

    A única estática

    Examinador: Falar que é obrigatória é a D.L.P.A; se ele falar de forma genérica sobre a D.L.P.A ou D.M.P.L está correto. Se ele separar por ponto e vírgula está errado.

    III – Demonstração do Resultado do Exercício; D.R.E

    S/A de capital fechado podem decidir se faz ou não, na hipótese em que o patrimônio líquido da companhia for inferior a 2 milhões de reais

    A S/A de capital aberto ela é obrigada a fazer a demonstração do valor adicionado

    EMPRESA DE CAPITAL ABERTO E FECHADO:

    DIFERENÇAS:

    CAPITAL ABERTO → QUALQUER PESSOA PODE INVESTIR.

    CAPITAL FECHADO → RESTRIÇÃO POR PARTE DO CEO DA EMPRESA. POR EXEMPLO, SÓ VENDO AÇÃO DA MINHA EMPRESA A QUEM ME INTERESSA

  • Devedora -> APLICAÇÕES (Ativo e Despesas)

    Credora -> ORIGENS (PE, PL e Receitas)

    Ao final de cada período contábil, a companhia fará as seguintes demonstrações, com o objetivo de fornecer informações aos seus usuários.

    Refleti o patrimônio da empresa no final de cada período, ele mostra o momento da empresa.

    Examinador: Falar que é obrigatória é a D.L.P.A; se ele falar de forma genérica sobre a D.L.P.A ou D.M.P.L está correto. Se ele separar por ponto e vírgula está errado.

    III – Demonstração do Resultado do Exercício; D.R.E

    S/A de capital fechado podem decidir se faz ou não, na hipótese em que o patrimônio líquido da companhia for inferior a 2 milhões de reais

    A S/A de capital aberto ela é obrigada a fazer a demonstração do valor adicionado

    DIFERENÇA ENTRE EMPRESA DE CAPITAL ABERTO E FECHADO:

    CAPITAL ABERTO → QUALQUER PESSOA PODE INVESTIR.

    CAPITAL FECHADO → RESTRIÇÃO POR PARTE DO CEO DA EMPRESA. SÓ VENDO AÇÃO DA MINHA EMPRESA A QUEM ME INTERESSA

  • A minha dúvida foi porque somente o método indireto é o obrigatório para a publicação.

  • A demonstração de origens e aplicações de recursos deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC (CERTO), que deve ser construída apenas pelo método indireto (ERRADO).

    Há dois métodos de elaboração da DFC:

    1. método direto
    2. método indireto
  • DOAR não foi extinta, somente deixou de ser obrigatória. Porém com o advento da Lei 11.638, que tornou a DOAR facultativa, as empresas em geral deixaram de publicá-la, pois as outras demonstrações financeiras (DVA, DFC, Notas Explicativas) dão suporte aos usuários quanto às informações relativas à DOAR.

  • A DFC (que é uma Demonstração Dinâmica) pode ser elaborada tanto pelo Método Direto quanto pelo Método Indireto.

  • ERRADO

    A lei nº 11.638 tornou-se obrigatória a DFC para todas as companhias abertas e obrigatória apenas para as companhias fechadas com o PL, na data de balanço superior a R$ 2.000.000,00.

    DFC é o acrônimo de Demonstrativo (ou demonstração) de Fluxo de Caixa e é, basicamente, um relatório contábil fundamental para analisar a posição financeira da empresa em determinado momento, por meio da exibição detalhada de toda a movimentação de dinheiro naquele período. Da mesma forma que a DRE, esse é um relatório dinâmico e deve ser incluído no Balanço Patrimonial.

    Comentário do nosso colega Thiago Costa.

  • São duas as formas de elaboração da DFC:

    1) Método Direto: o grupo de atividades é composto pelas movimentações de entrada e saída, apurados através das contas a pagar e a receber do BP, em conjunto com a DRE.

    Obs. Existem movimentações que não transitam pelo resultado, mas apresentam impactos no caixa da empresa, para inclui-las na DFC, deve-se obter informações adicionais sobre as operações.

    2) Método Indireto: Parte-se do lucro líquido. Evidencia as alterações no giro da empresa que podem aumentar ou diminuir o seu caixa( sistema inventário periódico).

  • Indireto e direto também.

  • Realmente com a entrada em vigor da Lei 11.638/07 que trouxe mudanças na Lei 6.404/76, a DOAR deixou de ser obrigatória e foi substituída pela DFC, demonstração de Fluxo de Caixa.

    Mas o erro está no final da questão onde afirma que a DFC deve ser

    construída apenas pelo método indireto.

    A DFC pode ser feita pelo método DIRETO OU INDIRETO.

    GABARITO – ERRADO.

  • A DFC pode ser elaborada de duas formas, através do método direto e do indireto. Ambos são derivados da análise da Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, acrescidos de algumas informações adicionais.

    A estrutura deste relatório é composta por três grupos:

    • Atividades Operacionais: neste grupo devem ser consideradas as entradas e saídas de caixa orçadas que estejam vinculadas ao objeto social da empresa, ou seja, derivadas de sua atividade fim. Alguns exemplos podem ser o pagamento de fornecedores, o recebimento de vendas e o pagamento de funcionários;

    • Atividades de Investimento: neste grupo devem ser inseridas as previsões relacionadas à aquisição de ativos a serem utilizados na operação da companhia e negociações de participações de empresas;

    • Atividades de Financiamento: por fim, neste grupo devem ser inseridas as previsões de aporte de recursos originados dos acionistas ou cotistas e o seu retorno como distribuição de lucros ou dividendos. Também devem ser classificadas todas as movimentações referentes a empréstimos tais como captações, amortizações e juros.

    Fonte: Orçamento empresarial

  • ERRADO.

    A Lei 6404/76 realmente revogou a DOAR e substituiu pela DFC, porém a DFC pode ser feita pelo método direto ou indireto