Alternativas
Coletar folhas em qualquer época. A amostra deve ter um mínimo de 1.000 folhas por talhão, ou 40 folhas/planta de 25 plantas do talhão, colhidas em ramos com frutos (de 2 a 4 cm de diâmetro) retirando-se a terceira e a quarta folhas a partir do fruto. A coleta de folhas deve ser feita a qualquer altura em um dos lados da planta.
Coletar folhas em qualquer época. A amostra não tem um número mínimo de folhas, desde que sejam colhidas em ramos com frutos (de 4 a 6 cm de diâmetro) retirando-se a terceira e a quarta folhas a partir do fruto. A coleta de folhas deve ser feita a uma altura de 1 a 2 m nos quatro pontos cardeais.
Coletar folhas no mínimo um mês após a adubação. A amostra deve ter um mínimo de 100 folhas por talhão, ou 10 folhas/planta de 25 plantas do talhão, colhidas em ramos novos. A coleta de folhas deve ser feita a uma altura de 2 a 4 m em dois lados da planta.
Coletar folhas no máximo um ano após a adubação. A amostra deve ter um mínimo de 100 folhas por talhão, ou 10 folhas/planta de 25 plantas do talhão, colhidas em ramos com flores. A coleta de folhas deve ser feita a uma altura de 2 a 4 m nos quatro pontos cardeais.
Coletar folhas no mínimo um mês após a adubação. A amostra deve ter um mínimo de 100 folhas por talhão, ou 4 folhas/planta de 25 plantas do talhão, colhidas em ramos com frutos (de 2 a 4 cm de diâmetro) retirando-se a terceira e a quarta folhas a partir do fruto. A coleta de folhas deve ser feita a uma altura de 1 a 2 m nos quatro pontos cardeais.