SóProvas


ID
37006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a contabilidade do balanço de pagamentos do Brasil e das contas nacionais, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A diferença entre a renda nacional bruta e a renda interna bruta é obtida por meio do somatório dos saldos da conta de renda e da conta de transferências unilaterais. 

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente considere a seguinte identidade macroeconômica: "O Produto agregado possui identidade macroeconômica com a renda agregada."
    Partindo deste reaciocínio, considere que a diferença entre o produto nacional bruto e o produto interno bruto é uma questão geográfica.

    O produto Nacional bruto considera todas as empresas nacionais e não considera as multinacionais que operam no pais.

    Já o Produto Interno Bruto considera todas as empresas que atuam no pais, que geram riquezas no país, mesmo sendo elas
    multinacionais que fazem remessa de lucros, cuja remessa é contabilizada a parte na balança de pagamentos.

    Portanto a diferença é a inclusão ou não das empresas multinacionais no cálculo.
  • Inicialmente o gabarito havia considerado essa questão como correta. A mesma foi alterada para errada, com o seguinte comentário da Banca examinadora do CESPE:"Item: 2 – alterado de C para E. A indicação de que o item estaria certo deveu-se a equívoco no lançamento do gabarito oficial preliminar. A diferença entre a renda nacional bruta e a renda interna bruta é igual ao saldo da conta de rendas do balanço de pagamentos. Dessa forma, a Banca Examinadora decide alterar o gabarito oficial do item de certo para errado. "
  • Acho que o gaba deveria ser correto. Conforme Prof. Avelar, a RLEE (renda líquida enviada ao exterior) é o resultado da soma dos saldos da BSF e TU (balança de servicos fatores + transferências unilaterais).

    Balança de serviços fatores = balanço de rendas.

    E ainda diz mais: T = H -  RLEE
    T = saldo em transações correntes
    H = balança comercial + balança de serviços não fatores
    RLEE = soma dos saldos de BSF (balanço de rendas) e Transferências unilaterais.

    Conclusão: o saldo das transferências unilaterais está "embutido", está contido, está dentro, no saldo da Receita líquida enviada ao exterior.

    Na minha opinião, seguindo os ensinamentos do prof. Avelar, a banca errou no gaba.

  • Segundo Gremaud, RLEE = BSR + TUC 
    Como RNB - RIB = RNB + RLEE, a questão aparenta estar correta.
    O erro, porém, está em citar apenas a conta de renda no cálculo da RLEE, o que exclui, portanto, o balanço de serviços não Fatores [BR NÃO É A MESMA COISA QUE BSR (BR + BS)].
  •  Na equivalência PRODUTO=RENDA=DESPESA podemos aceitar que Produto é igual à renda. Logo, quando ele fala em NACIONAL, devemos retirar a RL ( receita líquida enviada ao exterior), ou seja, RL= RLEE-RLRE.
  • A diferença entre a renda nacional bruta e a renda interna bruta é obtida por meio da diferença entre Renda Recebida do Exterior com a Renda Enviada ao Exterior.
    PN = PI – Renda Enviada ao Exterior + Renda Recebida do Exterior
    PI = PN + Renda Enviada ao Exterior - Renda Recebida do Exterior

    Livro: Introdução à economia (Paulo Viceconti S. das Neves) Cap. 7, pag. 151.
  • Banca erra ao alterar gabarito. Só o cespe mesmo, cada vez mais despreparado. RLRE=CC de rendas (BSF antiga)+TU. O resto é balela. Incrível qta incompetência desta banca. Alguém sabe se este conceito foi alterado com a nova sistemática de contas em 2.000?

  • Transferências Unilaterais (TU) é uma conta do Balanço de Pagamentos que, junto com a Balança Comercial (BC) e a Balança de Serviços (BS), fornece o saldo das transações correntes (TC) do País com o Resto do Mundo. 

    TC = BC + BS + TU

    Para cálculo da Renda Nacional devemos calcular o valor da Receita Líquida Enviada ao Exterior e subtrair seu valor do PIB.

    Logo,

    PNB = PIB - RLEE, sabendo que RLEE = REE - RRE.

  • Humberto, o CESPE segue a Metodologia do IBGE, que considera as TUR apenas no cálculo da RND. É uma fórmula diferente da usada pela FGV, que considera a mesma metodologia que vc apontou. Espero ter ajudado. Um abraço!

  • Não acredito que haja um conflito de metodologias. A conta de Rendas indubitavelmente se relaciona com RNB ou PIB, mas as Transferências Unilaterais Correntes são doações entre governos, ou remessa de dinheiro ou produtos por migrantes, isto é: não se relacionam com RNB ou PIB. Daí o erro da questão.

  • A conta de transferências unilaterais não é levada em consideração porque ela trata de divisas não referentes a bens. E a Renda Nacional Bruta é renda gerada por meio da produção de bens por empresas brasileiras no mundo todo.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte:   Celso Natale - Estratégia

    O que diferencia a RNB da RIB é a RLEE (renda líquida enviado ao exterior).